Um investimento na ordem de R$ 1 milhão para proporcionar mais segurança aos cidadãos de Cuiabá e Várzea Grande com câmeras instaladas em 72 pontos das cidades. É o Sistema de Videomonitoramento Remoto Urbano, recém adquirido pelo Governo do Estado por meio de uma parceria com o Governo Federal.
Na manhã desta quinta-feira (15.10) o governador Blairo Maggi, junto ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, e diversas autoridades dos meios militar e político, visitou o local de onde é feito o monitoramento, no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública – CIOSP, localizado na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e inaugurou oficialmente a operação do sistema.
“Viemos hoje fazer uma visita para conhecer melhor esse sistema de monitoramento que inibe muito a criminalidade e que já estava em funcionando em Cuiabá, mas que agora foi ampliado depois de um minucioso estudo sobre os índices de criminalidade, das principais rotas de fuga e também dos pontos de com maior incidência de crimes na cidade. Esperamos que esse investimento em tecnologia possa nos ajudar a diminuir a criminalidade e as confusões aqui na baixada cuiabana. Além disso, estamos levando esse mesmo sistema para os municípios de Rondonópolis, Tangará da Serra e depois Sinop”, disse o governador.
Maggi ressaltou que o Governo Federal tem sido um grande parceiro do Estado, quando o assunto é segurança. “Não faltam investimentos por parte do Estado e da União em segurança. O que acontece é que sociedade tem problemas muito maiores, em todo Brasil, que estão fazendo com que os índices de criminalidade subam a cada dia, tornando-se alarmantes. Esperamos que além dessa contribuição, possamos também aumentar a segurança da população ao integrar ao quadro, os novos profissionais da área após o concurso publico”, disse.
O secretário Diógenes Curado definiu projeto como necessário para melhorar a qualidade do serviço prestado pela segurança pública. “Com câmeras podemos ter ações preventivas e reativas com mais qualidade e mais rapidez, pois é isso que a sociedade espera. Passamos de 9 câmeras instaladas no centro comercial da Capital, para 72 pontos, distribuídos em avenidas de grande fluxo de Cuiabá e Várzea Grande, que e fazem o entorno da capital. São 56 em Cuiabá e 16 em Várzea Grande. As câmeras também vão monitorar regiões como o Grande CPA, Pedra 90, Tijucal e Parque Cuiabá nas proximidades de terminais de transporte público”, disse.
O coordenador do CIOSP, Major César Brum, explicou que em cada turno de seis horas, oito profissionais de segurança trabalharão no monitoramento, proporcionando vigilância 24 horas. Ele ressalta que somente esses profissionais têm acesso às gravações. No caso de delitos a justiça pode requerer à Sejusp, as imagens captadas pelas câmeras.
