As mulheres mostraram sua força no 1º Encontro das Mulheres Produtoras Rurais do Distrito de Agrovila das Palmeiras, localizado a cerca de 80km da sede de Santo Antônio de Leverger, onde contou com a presença maciça das produtoras da região.
O evento foi realizado pelo EMPAER-MT, com parceria da iniciativa privada, nesta quinta-feira, 05.12.2019, no Centro de Convivências da Agrovila, com objetivo de valorizar os trabalhos prestados pelas mulheres do campo.
Na ocasião, foram apresentados dezenas de produtos, que são cultivados e produzidos pelas mulheres da região, que vai desde frutas, verduras, compotas, rapadura, farinha de mandioca, bolos, bolachas, até utensílios domésticos. A EMPAER-MT disponibilizou vários técnicos e especialistas que para ministrarem palestrar e realizarem consultas, tirando dúvidas e orientando as produtoras para poderem produzirem mais, melhor e aumentar seus rendimentos.
A satisfação pela realização do evento era unanime entre as participantes que falaram sobre o reconhecimento, respeito e valorização do trabalho da mulher. Para Renira Oliveira extensionista social da EMPAER-MT, o evento mostrou a valorização da mulher do campo, como também a importância das produtoras rurais, comprovando que a sua união é decisiva na tomada de decisão de vários segmentos.
Hoje, só aqui na região da grande Agrovila conseguimos reunir mais de 200 mulheres, isso mostrou que elas estão dispostas a melhorar a sua qualidade vida”, disse Renira.
O evento também contou com a presença de diversas personalidades políticas, como o presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger, Dudu Moreira (PSB), o vice-presidente, vereador Rômulo Queiroz (PSDB), Hamilton Silva (MDB), Denis Pinheiro (PSC), e a vice-prefeita de Santo Antônio de Leverger, Francieli Magalhães (PT do B), também estavam presente, representantes do Sindicato Rural de Santo Antônio, empresários e membros da socieade civil organizada do municípilo, entre outros.
Devido o sucesso do evento, que teve programação para o dia todo, com abertura explicando o cronograma da ação, logo em seguida foi servido um café da manhã, com guloseimas feitas pelas produtoras, desde queijos frescos até doces e bolos, com suco, café e leite, tudo produzido na região, seguido de palestras e orientações, já está previsto a realização de outros eventos com objetivo da valorização da mulher do campo.


