O presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger, Dudu Moreira (PSB), esteve na tarde desta segunda-feira (25), na sede do Governo de Mato Grosso – Palácio Paiaguás, onde participou da solenidade realizada pelo governo do estado de Mato Grosso que serviu para que o governador, Mauro Mendes (DEM), anunciasse a retomada das obras de conclusão do hospital Universitário Júlio Muller.
Ainda na solenidade que contou com a presença de todo o staff do governo Mauro Mendes, deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores dos municípios da Baixada Cuiabana e de outras regiões do estado, o presidente da Câmara de Santo Antônio fez questão de ressaltar a imprensa, que o funcionamento do HU vai propiciar um avanço na Saúde para os moradores não só da capital, mas para todos os moradores dos municípios do porte de Santo Antônio, Barão de Melgaço e outros circunvizinhos de Cuiabá.
A licitação para concluir a obra do Hospital Universitário Júlio Müller, em Cuiabá, deve ser lançada até o final de dezembro deste ano, conforme anunciado pelo governo de Mato Grosso, nessa segunda-feira (25). O governo afirmou ainda que o Termo de Referência e o edital já foram finalizados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e agora estão na Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para análise e parecer final.
A construção do novo Hospital Júlio Müller é objeto do Convênio nº 048/2011, firmado entre a UFMT e a antiga Secretaria de Estado de Cidades (Secid) - hoje Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). A obra está parada há mais de cinco anos e já foi alvo de uma investigação da Controladoria Geral da União (CGU). As investigações apontaram que a construção está abandonada, sem conservação ou manutenção. Segundo o governo, o prazo para as empresas oferecerem propostas será de 45 dias. Já para a construção, o prazo estimado é de 30 meses.
Segundo informações da Secretaria Adjunta de Obras Especiais, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, o edital a ser lançado propõe que a obra seja licitada na modalidade do Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCI), no qual a empresa vencedora será responsável pela elaboração do projeto básico e executivo.
Essa modalidade também deve reduzir o prazo de implantação e funcionamento do hospital. De acordo com o governador Mauro Mendes (DEM), R$ 96 milhões já estão na conta do estado para a conclusão da obra. Ao todo, serão 58 mil metros quadrados de construção com mais de 350 leitos. As obras As obras do Hospital Universitário Júlio Müller foram iniciadas em 2012, após o Governo do Estado firmar convênio com a UFMT no ano de 2011. À época, o consórcio Normandia – Phoenix – Edeme, formado pelas empresas Normandia Engenharia Ltda, Construtora e Incorporadora Phoenix Ltda e Edeme Construções Civis e Planejamento Ltda, foi vencedor da licitação e assumiu a obra.
Em 2014, ano em que o hospital deveria ter sido concluído, a execução dos serviços acabou sendo paralisada e posteriormente o contrato com a empresa foi rescindido por não cumprimento de cronograma. Para se ter uma ideia, apenas 9% do projeto foi executado. A construção do hospital tinha um investimento previsto, em 2012, de R$ 116.501.424,47, sendo que 50% são recursos do Governo do Estado e 50% do Governo Federal, orçamento proveniente do Ministério da Educação (MEC).
As obras paralisadas do complexo estão localizadas no km 16 da rodovia Palmiro Paes de Barros, que liga a Capital a Santo Antônio de Leverger, a 35 km de Cuiabá. À época a área foi doada pelo Governo estadual para a construção do Campus II da UFMT, onde também seria instalado o novo prédio da Faculdade de Medicina, cuja a edificação foi concluída.


