Na manhã desta quarta-feira (14) foi publicado em diário oficial a suspensão do cronograma de votação do Projeto de Lei 668/2019, de autoria do governo do estado, denominado Cota Zero.
Ele trata da proibição do abate e transporte de peixe nos rios de Mato Grosso pelo período de cinco anos. Não há uma previsão de quando o projeto deverá ser votado.
Dentre as audiências públicas realizadas pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso que serviu para se discutir o projeto, uma que marcou as discussões foi à realizada no município de Santo Antônio de Leverger. Lá, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado, Eduardo Botelho (PSB), fez questão de estar presente e acompanhado de deputados estaduais, secretários de estado, vereadores de municípios vizinhos e outras lideranças políticas da Baixada Cuiabana.
Município que tem a pesca como um dos pilares da sua economia resultando na geração de emprego e renda, o projeto sofreu forte rejeição da população e contou com o irrestrito apoio da prefeitura e da Câmara Municipal.
Desde o início do ano, o deputado estadual Elizeu Nascimento (DC), que é contrário à aprovação do projeto, presidiu diversas audiências na capital e também nos municípios do interior de Mato Grosso, para ouvir a opinião da população a respeito do tema.
Durante essas reuniões a população avaliou que, entre outras coisas, o projeto deverá aumentar o desemprego, principalmente, da população mais carente do Estado.

Audiência pública em Leverger, requerida pelo deputado Eduardo Botelho












