
“Diga não ao Cota Zero, diga sim ao Cota de Lixo”, assim as dezenas de voluntários que participaram da ação, que retiraram cerca de duas toneladas de lixo, na manhã desta quinta-feira (14), em Santo Antônio de Leverger, concluíram que é a melhor forma de preservar o Rio Cuiabá.
A ação de limpeza das margens do Rio Cuiabá, na região central da cidade de Santo Antônio de Leverger foi realizada pela Colônia de Pescadores Z8, com o apoio da Prefeitura e Câmara Municipal de Leverger.
Os lixos de Cuiabá e Várzea Grande estão poluindo as cidades de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço e o Pantanal”.
O evento contou com a presença de vários voluntários, pessoas que verdadeiramente estão lutando pela preservação do Rio Cuiabá, foram desde representantes de ambientalistas, vereadores, o prefeito Valdir Castro Filho e a população local.
A ação que começou por volta das 8:00hs, teve apoio de tratores, caminhões e barcos. Os voluntários foram divididos em equipes, que percorreram as margens do Rio, juntando todo tipo de lixo, que viraram uma montanha poucas horas de trabalho.
As ambientalistas deixaram bem claro a indignação com o descaso, a poluição e falta de políticas públicas voltadas para o meio ambiente, “a quantidade de lixo que se tira das margens do Rio Cuiabá, só comprova que o meio ambiente foi deixado a própria sorte e está morrendo com a degradação”, declarou Nilma Silva.
Para o representante da Colônia de Pescadores Z8, Benedito Sérgio Ribeiro, o popular Cavaco, a proposta do governo do estado com o projeto Cota Zero, deveria ser revertida em uma proposta de limpeza do Rio, com Leis que proíbem os municípios de jogarem esgoto in natura, punindo desde industrias, até as pessoas que fossem flagradas poluindo a natureza.
“Não é Cota Zero que vai preservar o Rio Cuiabá, é com a limpeza e a proibição de despejar esgoto no Rio. O governo do estado tem que agilizar juntamente com as cidades de Cuiabá e Várzea Grande, um plano de tratamento de esgoto, do contraio o “Cota Zero” só vai beneficiar quem vende peixe de tanque, e mais nada”, explicou Cavaco.
Para o prefeito de Leverger Valdirzinho a atitude da população que trabalhou na ação de limpeza, só mostrou a realidade dos fatos para os deputados.
Com uma pequena ação conseguimos mostrar o quanto é importante um programa de limpeza e conscientização, que irá verdadeiramente preservar o Rio Cuiabá, nós estamos fazendo a nossa parte, esperamos que os deputados, juntamente com o governo do estado façam a deles, já que não é apenas proibindo a pesca que terá preservação no Rio”, ressaltou Valdirzinho, que é contra o projeto Cota Zero.