EM NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO

Plano Municipal de Contingência ao Mosquito Aedes aegypti é apresentado ao Conselho de Saúde

O Plano deverá ser aplicado no município neste final de ano, época de forte calor e precipitações chuvosas, período propício à proliferação do mosquito transmissor

Redação: Notícias da Baixada | 26/10/2019 - 10:51
Plano Municipal de Contingência ao Mosquito Aedes aegypti é apresentado ao Conselho de Saúde

Com o propósito de monitorar e combater o mosquito Aedes aegypti, - causador da Dengue, Zika e Chikungunya, - doenças que podem gerar outras enfermidades como microcefalia e Guillain-Barré, a Secretaria Municipal de Saúde de Nossa Senhora do Livramento elaborou um Plano de Ação a ser aplicado no município neste final de ano, época de forte calor e precipitações chuvosas, período propício à proliferação do mosquito transmissor.

Conhecido como Plano de Contingência 2019/2020 para a Prevenção e Controle das Arboviroses Urbanas Dengue, Zika e Chikungunya, o documento foi apresentado nesta quarta-feira (23), ao Conselho Municipal de Saúde. De acordo com os seus idealizadores, a iniciativa irá possibilitar o munícipio nortear as ações e medidas de controle com a intenção de tornar mínimos os efeitos de um processo epidêmico na população papa-banana.

Segundo a secretária municipal de Saúde Rita Aurélia Proença, Livramento se caracteriza pela ampla distribuição do Aedes aegypti em todo território urbano e também em algumas comunidades rurais, sendo possível o surgimento de formas crônicas, graves e até com óbitos. “Claro, essa situação epidemiológica vem ao longo dos anos, levando a um aumento na procura pelos serviços de saúde, demandando, assim, alocação de recursos financeiros e humanos para o controle deste problema”, destaca.

O plano reforça também a necessidade de preparação antecipada de todas as áreas, sistematizando as ações e os procedimentos e responsabilidade da esfera municipal, contribuindo para o controle dos agravos na regional de saúde e no estado.

Para tanto, o município utilizará para o monitoramento, os critérios de cenários de risco definidos de acordo com a situação de transmissão, adotada pelo Ministério da Saúde, de acordo com os seguintes cenários: SILENCIOSO, RISCO INICIAL, RISCO MODERADO e ALTO RISCO.

Ao longo dos anos a transmissão de dengue no município de Nossa Senhora do Livramento tem sido motivo de grande preocupação por parte do Governo Municipal em função do dano causado a população, especialmente em áreas urbanas onde as taxas de incidência tem sido expressivas”, complementa Geisa.

Diagnóstico da situação Nossa Senhora do Livramento possui uma população de 13.216 habitantes em uma área geográfica de 5.439 km², com uma densidade demográfica de 2,29 hab./km², A maioria dos livramentenses reside em áreas rurais (70%), a população urbana compreende 30%. O município possui 07 bairros, a maioria é habitada por menos de mil pessoas.

O bairro centro é o mais populoso. Dentre os 07 bairros existentes, foram encontrados em todos os sinais da presença de Aedes aegypti.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Pref de Livramento