
Pela quarta vez, a Justiça decreta intervenção no Cartório do 1º Ofício de Poconé. E afasta tanto o tabelião titular Aloysio Rodrigues do Prado quanto a substituta imediata Elisângela Fátima Spínola do Prado Amaral, filha do próprio Aloysio.
Em portaria assinada nesta quarta (9), o juiz e diretor do Foro da Comarca de Poconé, Alexandre Paulichi Chiovitti, em substituição legal, instaura processo administrativo disciplinar para apurar apontamento de irregularidades no cumprimento da Tabela Emolumentos (tabela de preços), cobranças de atos, omissões de receitas, reutilização indevida de selos, fraudes no lançamento dos atos junto aos selos de controle digital, comprometendo a arrecadação, culminando em sonegação ao Funajuris.
O magistrado nomeou como interventora judicial Katiuscia Sumaya Corrêa Miranda. Desse modo, ela passa a responder pela serventia do 1º Ofício durante todo o período de afastamento de Aloysio e Elisângela.
Em verdade, Katiuscia já atua como interventora sob indicação da Corregedoria-Geral de Justiça e tem a missão de auxiliar na apuração das graves denúncias e também de ajudar nas correções das irregularidades. Somente entre julho de 2016 e abril deste ano, ela identificou aleatoriamente 16 irregularidades.