Com respaldo dos deputados de Mato Grosso, a Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (22) a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que aumenta o número de vereadores e fixa regra do repasse das verbas de duodécimo. Foram 380 votos a favor, 29 contra e duas abstenções.
Mais de sete mil vagas serão criadas no âmbito dos Legislativos municipais, aumentando o total de vagas nas Câmaras Municipais de 52 mil para 59 mil. Em Mato Grosso, aproximandamente 157 vagas devem ser criadas. Só em Cuiabá seis vagas devem ser criadas, aumentando de 19 para 26 o número de parlamentares na capital.
Com a aprovação, a PEC deverá ser promulgada nesta quarta-feira (23), na sessão do Congresso Nacional.
Suplentes a vereadores de Mato Grosso lotaram um ônibus e viajaram de Cuiabá até Brasília com o objetivo de presenciar a votação da PEC. Eles foram acompanhados da deputada estadual Chica Nunes, que recebeu a incumbência do presidente da Assembléia Legislativa.
Ao fim da sessão um clima de euforia e vitória tomou conta da Câmara, repleta de suplentes de vereadores, que aos gritos comemoravam a votação.
O que fica no ar é se estes suplentes poderão ou não assumir os cargos inda este ano, já que existe resistência por parte do Tribunal Superior Eleitoral.
