
Mesmo sendo privilegiada com as águas do Rio Cuiabá, a cidade de Santo Antônio de Leverger, município localizado a cerca de 36km da Capital, passa por dificuldades para abastecer periodicamente todas as residências do município.
O prefeito Valdir Castro Filho (PSD), popularmente chamado de Valdirzinho disse que existem bairros, como a Cohab Marechal Rondon, que é abastecida por poços artesianos, e neste período de estiagem, com mais de 100 dias sem chuva na região, a produção de água caiu muito. “Já atravessamos vários períodos de estiagem, mas nada comparado com a deste ano”.
Valdirzinho pontuou várias medidas que já foram tomadas para atender a população da melhor forma possível, que vai desde a contratação de mais caminhões pipa, para atender os bairros que são abastecidos por poços artesianos, como também a construção da adutora que vai ligar a Estação de Tratamento de D`água (ETA), para atender as regiões desde a Cohab Marechal Rondon até o distrito da Várginha.
Com recurso FUNASA orçado em R$ 5 milhões e projeto da Prefeitura, o objetivo é levar o abastecimento de água a 100% das residências da região sede de Leverger”.
Estamos tomando todas medidas possíveis para atender a população, de forma emergencial, temos os caminhões pipa, como também, para evitar no futuro o mesmo problema, vamos realizar reforma e ampliação da ETA, que juntamente com a construção da adutora, deverá solucionar este problema de abastecimento de água em Leverger, que se arrasta por anos”, explicou o prefeito Valdirzinho.
Nos últimos dias, diversas cidade de Mato Grosso estão adotando o racionamento de água, devido o longo período de estiagem que está prejudicando o fornecimento. A falta de água nas torneiras, acarreta em diversos problemas dentro de uma residência, em comércios e industrias, desta forma, a cidade de Tangará da Serra, por exemplo, já adotou o racionamento de água na região.
Para muitos moradores da região é melhor ter pouco, preservar, do que não ter nada. Para não adotar medidas drásticas de racionamento de água em Leverger, o prefeito Valdirzinho pede a conscientização da população no uso de água sem desperdício, já que neste período de estiagem, vários municípios estão passando pelo mesmo problema.