SANTO ANTÔNIO

Participação maciça da população, surpreende na audiência pública do “Cota Zero”

Redação: Notícias da Baixada | 23/08/2019 - 15:52
Participação maciça da população, surpreende na audiência pública do “Cota Zero”

“Senhor governador, é com esse peixe que sustento a minha família, pescado no Rio Cuiabá, com anzol”, declarou João da Silva, pescador que participou da audiência pública, realizada ontem quinta-feira, dia 22, na Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger, para debater o projeto “Cota Zero” do governo do estado.

O pescador João da Silva também propôs uma parceria com o governo do estado e Assembleia Legislativa, para limpar o Rio Cuiabá, durante o período de piracema. A audiência pública contou com centenas de pessoas de vários pontos distintos do município, com a presença de pescadores e todos aqueles que vivem do mundo da pesca na região.

Praticamente todas as lideranças sociais e política de Leverger participaram do evento.

Na oportunidade foram apresentados os pontos dos projetos, como também as reivindicações das pessoas que se consideram prejudicadas, caso o projeto seja aprovado da forma que está. O projeto “Cota Zero” desde a sua apresentação para o povo de Mato Grosso gerou muita polêmica, porque fala de proibição, para uma suposta preservação, mas não apresenta alternativas para as pessoas que vivem única e exclusivamente da pesca e comercio do peixe, com acontece com milhares de pessoas em todo Estado.

Para falar sobre o assunto, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho, que já se mostrou contra do projeto da forma que está, disse que o evento foi muito bom, atingiu o objetivo. “Precisamos achar uma solução”.

“Recebemos as propostas que agora vamos levar para discussão na Assembleia Legislativa”, ressaltou o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho.

Como disse o presidente de Assembleia, não devemos ser irresponsáveis, dessa forma que nós vemos, temos que colocar um substitutivo neste projeto, 2020 já está bem aí, como vão ficar as pessoas que vivem da pesca”, questionou o vereador e presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger, Dudu Moreira.

O vereador também falou sobre os estudos de impacto do projeto, sobre o tratamento do esgoto, a fiscalização, como também da coleta do lixo que desce no rio, sem falar da possibilidade de pagar seguro defeso para os pescadores que ficarão desempregados. “Não podemos correr esse risco, o impacto econômico em Santo Antônio vai ser muito grande”

Para o prefeito de Santo Antônio de Leverger, o projeto “Cota Zero” se for aprovado da forma que está vai deixar muita gente sem fonte de renda, muitos desempregados, muitas famílias passando necessidade.

Sei que temos que preocupar com o meio ambiente, com a preservação, mas temos que ter alternativas, como as pessoas vão ficar, o projeto é complexo e exige mudanças, não podemos deixar o povo passar necessidade”, declarou o prefeito Valdir Castro Filho.

O evento foi realizado com a parceria entre a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Câmara Municipal e Prefeitura de Santo Antônio de Leverger.

 

VEJA MAIS FOTOS


Fonte: Redação / Fotos Julio Rocha