CÂMARA DE CUIABÁ

Projeto Cota Zero é discutido em audiência pública

Redação: Notícias da Baixada | 15/08/2019 - 15:17
Projeto Cota Zero é discutido em audiência pública

Cerca de 200 pessoas estiveram participando da audiência pública, para debater os temas do Projeto “Cota Zero” do governo do estado, que foi realizada na manhã da última terça- feira (14), na Câmara Municipal de Cuiabá.

Na audiência pública, estiveram representantes de vários setores do comércio da pesca, como também, lideranças sociais e políticas dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço.

O governo do estado também enviou os seus representantes, que no exercício de suas funções, se viram em “maus lençóis”, ao tentarem defender o lado do governo. “As vaias duraram por longos minutos”.

Os presidentes das Câmara de Cuiabá, Dudu Moreira (C), Misael Galvão (D), e Marcelo Ribeiro

O representante do governo que foi até o local para falar de peixe, saiu da audiência atribuindo “linguiça para quem gosta de linguiça”, a colocação foi porque o representante foi vaiado ao tentar defender o governo do estado, e algumas pessoas que estavam presentes, falaram que ele estava ali, só para “encher linguiça”.

“Quem entende de linguiça, seria um especialista e não deixaria escapar”, disse um participante da audiência pública que pediu para não ser identificado.

E referente ao Projeto “Cota Zero”, existe o desejo de mudança do projeto por unanimidade, porque da forma que está, muitas pessoas serão prejudicadas economicamente. Com a quantidade de público que aumenta dia pós dia, o número de deputados do estado, que defende a causa dos comerciantes, pescadores profissionais e amadores, também vem aumentando. “Projeto deve ser aprovado na Assembleia Legislativa, mas com mudanças”.

O presidente da Câmara de Santo Antônio, Dudu Moreira já declarou ser contra o projeto

No próximo dia 22 de agosto, vai ser realizada uma audiência pública na cidade de Santo Antônio de Leverger, região conhecida por ser pesqueira, que possui centenas colônias de pescadores, de famílias que dependem da pesca no rio, para sobreviver, sem falar do comércio local.

É esperado neste dia, um evento de tamanha grandeza, que coloque em pauta, assuntos que gere mudanças no Projeto “Cota Zero”. Os profissionais da pesca, até agora não sabem o que vão fazer da vida, caso a proibição do transporte e comercialização do pescado seja aprovado. Até o momento não se foi apresentado um projeto de subsistência, para os pescadores profissionais sustentarem suas famílias. O povo espera que a propositura, do suposto exímio conhecedor de linguiça, não seja apenas em transformar o pescado de Mato Grosso na iguaria de “linguiça de peixe”.

Fonte: Especial: Lauro Nazário / Julio Rocha