
Uma reunião realizada na ultima terça-feira (30) em Nossa Senhora do Livramento entre membros do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT) e autoridades local, debateu a possibilidade de uma possível municipalização do trânsito como melhoria da qualidade de vida para a cidade e para os munícipes papa-bananas.
Nossa Senhora do Livramento está entre os inúmeros municípios de MT que aderiram ao processo de municipalização ao Sistema Nacional de Trânsito (STN). Para tanto, vários quesitos foram analisados sobre o trânsito dentro da realidade do município livramentense levando em conta o número de habitantes e projetos que atendam o pedestre, à circulação, estacionamento, parada de veículos e a implantação da sinalização, atendendo de forma direta as necessidades da população.
Parte dessas análises se deu logo após a reunião, onde técnicos do Detran vistoriaram a sede do Departamento no local, e também fizeram levantamento dos móveis e veículos cadastrados no município.
De acordo com o secretário municipal de Administração e Planejamento Manoel Gonçalo de Campos, os prós e os contras para a municipalização do Detran foram mostrados durante a reunião, porém, em sua avaliação, o lado positivo predomina.
Entendo que a municipalização será um grande avanço para o município de Nossa Senhora do Livramento, pois há muito tempo estamos nos preparando pra isso. Tanto é que dentre os pontos exigidos por eles (técnicos), os principais já foram resolvidos pelo município, e dentre elas são as sinalizações horizontais e verticais. Então entendo que o nosso município está apto a receber e conduzir a municipalização do Detran”, avaliou o secretário.
Essa etapa parece que já foi superada, já que no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso do dia 31 de julho de 2019, edição de n° 3.281, a administração municipal livramentense publicou uma Portaria nomeando membros compondo uma Junta Administrativa de Recursos de Infrações – JARI. Eles terão poder de atuação por um período de dois anos.
De acordo com a Portaria 338/2019, ficaram nomeados os seguintes membros para constituição da JARI: Elias Eugenio da Silva (titular/presidente) e Sanmartin Curado (suplente); Télio Clarindo de Magalhães (titular) e Ciro Leite de Morais (suplente) como representantes da sociedade civil; e Robson Ortiz (titular) e Mauricio Mackswel da Silva (suplente), como representantes da Prefeitura Municipal.