INCOMPATIBILIDADE ADMINISTRATIVA

Primeira baixa é uma questão iminente na gestão Mauro Mendes, aponta o jornalista político, Lauro Nazário

Redação: Notícias da Baixada | 26/07/2019 - 16:37
Primeira baixa é uma questão iminente na gestão Mauro Mendes, aponta o jornalista político, Lauro Nazário

Primeira baixa é uma questão iminente na gestão Mauro Mendes Projeto “Cota Zero” cria confusão entre o secretário estadual de cultura e esporte, Allan Kardec (PDT) e o governador do estado, Mauro Mendes (DEM), gerando a primeira possibilidade de “baixa” no estafe.

O problema começou desde quando o projeto “Cota Zero”, que proíbe o transporte de pescado dos rios de Mato Grosso, foi apresentado para o povo. A confusão: O secretário Allan Kardec gravou um vídeo, onde explicou que o “Cota Zero” já existe, o que vai mudar é apenas proibição do transporte do pescado.

A revolta popular foi incondicional, em praticamente todas as cidades que a pesca movimenta a economia, mas em Santo Antônio de Leverger foi pior, com uma base eleitoral maciça, forjada pelas linhas, anzóis, remos, canoas e muito suor dos pescadores, a defesa do “Cota Zero”, declarada no vídeo pelo secretário Allan Kardec foi vista como uma questão pessoal, uma traição, vergonha e decepção.

Segundo informações de bastidores, com a gravação do vídeo, o secretário Allan Kardec agradou o governador, mas conseguiu atrair a revolta popular, que o fez ficar arrependido, quando imediatamente gravou o segundo vídeo, tentando retratar o fato ocorrido do primeiro vídeo. “Eu sou contra o projeto “Cota Zero”, quero deixar isso bem claro”.

A confusão ficou pior com a retratação: Mesmo com o novo vídeo, onde Allan Kardec aparece afirmando que é contra o projeto “Cota Zero”, a população não depositou tanta credibilidade na fala do secretário, criando um clima de insegurança, incertezas e desconfiança. De acordo com os bastidores, Allan Kardec também conseguiu desagradar seu chefe, o governador Mauro Mendes, que como punição, teria concedido um prazo para o secretário deixar a pasta. Projeto polêmico.

O projeto causou revolta no mundo da pesca, tanto os pescadores amadores, profissionais, comerciantes que equipamentos de pesca, os empresários donos de hotéis, pousadas, barcos, lanchas e tablados, ficaram revoltados com a possibilidade da proibição do pescador levar o peixe para casa.

Audiência Pública para discutir a PL “Cota Zero”, realizada recentemente na Assembleia Legisla

Com a revolta das pessoas que fazem parte do mundo da pesca, várias manifestações foram realizadas, principalmente dentro da Assembleia Legislativa, onde os deputados tentaram apaziguar os ânimos dos revoltados. Mesmo com a população demonstrando um posicionamento contrário ao “Cota Zero”, os mais exaltados já estavam se acalmando, e como outras pautas estão em evidência, este projeto já estava entrando na linha do esquecimento, até que um suposto pedido do governador, para o secretário Allan Kardec que tem sua base eleitoral de pescadores, gravar um vídeo, defendendo o “Cota Zero”, teria reascendido a revolta popular.

O projeto “Cota Zero” será debatido novamente, só depois da votação da minirreforma tributária do estado, que tem data limite até o dia 31 de julho, enquanto isso, as pessoas que vivem do mundo da pesca, amarga as incertezas de uma crise iminente do setor.

Fonte: Lauro Nazário / Blog do Waldemir