Parque do Sesc Pantanal

Reserva Natural em Barão de Melgaço é a maior do país com o total de 108 mil hectares, e terá trilhas para hóspedes do Hotel Sesc Porto Cercado

Reserva Natural e Parque do Sesc Pantanal participam da campanha nacional Um dia no parque

Redação: Notícias da Baixada | 20/07/2019 - 09:00
Reserva Natural em Barão de Melgaço é a maior do país com o total de 108 mil hectares, e terá trilhas para hóspedes do Hotel Sesc Porto Cercado Imprensa | Sesc Pantanal

Neste domingo (21/07), a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal e o Parque Sesc Baía das Pedras, localizados no Pantanal mato-grossense, participam da campanha nacional “Um dia no parque”. Desenvolvida pela Coalizão Pró Unidades de Conservação, a iniciativa tem o objetivo de incentivar a visitação a essas áreas, que são mais de duas mil no Brasil, responsáveis por ajudar a proteger a rica biodiversidade e a história do país.

Em Mato Grosso, além das duas unidades do polo socioambiental Sesc Pantanal, participam da campanha o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e a Reserva Natural Cristalino, em Alta Floresta. A RPPN Sesc Pantanal, localizada em Barão de Melgaço, é a maior do país com o total de 108 mil hectares, e terá trilhas para hóspedes do Hotel Sesc Porto Cercado. Já o Baía das Pedras, que fica na Estrada Porto Cercado, a 40 quilômetros de Poconé e cinco quilômetros do Hotel, estará aberta ao público geral das 8h às 17h.

Com aproximadamente cinco mil hectares o local oferece contemplação da flora da região pantaneira e a fauna, com aves, capivaras, cavalos e jacarés. Veja a programação completa em todo Brasil em www.umdianoparque.net. No país com a maior biodiversidade do mundo, as unidades de conservação são um dos mais importantes instrumentos de proteção do patrimônio natural, onde é possível encontrar uma grande variedade de animais, plantas, formações do relevo, como as cavernas, e fenômenos da natureza.

São áreas legalmente instituídas pelo governo federal, estadual ou municipal como espaços para proteger e conservar a biodiversidade, nascentes e paisagens de beleza cênica. De acordo com pesquisas, o contato com o meio ambiente desde a primeira infância pode trazer benefícios físicos, mentais e emocionais, pois estimula os sentidos, aguça a curiosidade e desperta na criança a paixão e respeito pelos bens naturais. Para as crianças, é uma oportunidade de aprendizado sobre a vida selvagem, preservação e história. Para os adultos, o contato com a natureza pode promover a criatividade, além de colaborar com a melhora da saúde mental e do corpo por meio de atividades físicas e contemplação da natureza. O turismo em Unidades de Conservação contribui também com a economia local e nacional. Os visitantes gastaram, em 2017, cerca de R$ 2 bilhões nos municípios do entorno das UCs, gerando cerca de 80 mil empregos.

Todos os setores ligados ao ecoturismo são beneficiados, como o hoteleiro, de alimentação, transporte, além do comércio em geral. “Visitar uma Unidade de Conservação é conectar-se com a natureza, com a história e cultura de um povo, poder ouvir sons, ver cores. É uma experiência realmente única que só o contato com o ambiente pode proporcionar. O Parque fica aberto durante todo o dia 21 para que as famílias e grupos de amigos possam contemplar o bioma pantaneiro”, diz a superintendente do Sesc Pantanal, Christiane Caetano.

Visitação durante todo o ano A RPPN Sesc Pantanal é aberta para visitação durante todo o ano aos hóspedes do Hotel Sesc Porto Cercado, que podem fazer trilhas na reserva. Além disso, durante os passeios de barco, feitos no alvorecer e também à noite, os hóspedes podem observar animais que ficam às margens da Reserva. A unidade representa cerca de 2% do Pantanal mato-grossense e foi declarada pela UNESCO como Zona-Núcleo da Reserva da Biosfera do Pantanal e, em 2003, foi reconhecida como Sítio Ramsar pela Convenção Ramsar de Áreas Úmidas, um reconhecimento internacional.

Imprensa | Sesc Pantanal

No Parque Sesc Baía das Pedras, os hóspedes também podem ter a experiência de cavalgar no cavalo pantaneiro, fazer trilhas e andar de pedalinho em todos os meses do ano. Dicas de visitação Visitar uma Unidade de Conservação é entrar em um lugar protegido, criado para conservar aquele ecossistema. Para ter a certeza de que ele estará perfeito na sua próxima visita, é preciso estar atento a algumas orientações.

O que levar: mochila, óculos, chapéu, boné, protetor solar, repelente e binóculos. A roupa ideal: consulte a previsão do tempo e as vestimentas que vão garantir a melhor prática da sua atividade. Lixo: leve uma sacola ou saco de lixo e traga de volta consigo todos os resíduos que produzir em sua visita. Seja comida, embalagens, guardanapos, sacos plásticos, todo resíduo deixado para trás pode prejudicar a vida selvagem. Fauna, flora, mineral: deixe-os onde encontrou.

É preciso lembrar que os elementos da natureza e da paisagem têm sua função no lugar em que estão. Apesar de lindas, as flores, por exemplo, servem de alimento para diversos insetos. Guia turístico: algumas Unidades de Conservação permitem a visitação somente acompanhada por um guia ou condutor. Antes da visitação, verifique com a UC escolhida se a presença do guia ou condutor é obrigatória.

Fonte: Imprensa | Sesc Pantanal