
A deformação de uma das partes da estação decantadora que serve para o tratamento da água distribuída para grande parte da cidade de Santo Antônio, fez a administração da secretaria de saneamento e água do município, interromper por imediato ainda nas primeiras deste sábado (06), o fornecimento de água para a cidade.
Segundo informação oficial, apresentada pelo engenheiro da prefeitura, José Renato, o desgaste nos pontos de soldas da estrutura, foi às primeiras causas apontadas por técnicos de uma empresa especializada que estiveram na manhã deste sábado (06), avaliando os estragos, a pedido da prefeitura.
“A estrutura interna onde é armazenada o volume de água que vem do Rio Cuiabá, e por onde o líquido passa por diversos tratamentos químicos também podem ter contribuído para o desgaste dos pontos de soldas que mantém a estrutura, mas tudo ainda está em fase de levantamentos, e as verdadeiras causas serão avaliadas por técnicos especializados que a prefeitura vai trazer para detectar o que causou a deformação", revelou o engenheiro da prefeitura.
Ainda segundo o engenheiro, funcionários da SAE/Leverger, estão realizando o esvaziamento da caixa d’água, que tem capacidade de fornecimento de até 50 litros de água tratada por segundo e é distribuída à população da cidade. A operação de esvaziamento conforme revelou o engenheiro à reportagem do Notícias da Baixada, é necessário para que todo o complexo seja avaliado e os trabalhos de recuperação da estação de decantação seja realizado.
“A ação rápida da equipe da SAE/Leverger, que interrompeu a tempo o funcionamento, evitou o rompimento da estrutura metálica do decantador, o que poderia causar ainda maiores e sérios danos a estrutura metálica, construída há mais de 11 anos”, revelou Zé Renato. José Renato avaliou que mesmo com os trabalhos de recuperação sendo realizados desde ontem, sábado, o fornecimento de água tratada para a cidade só deverá voltar ao normal a partir da próxima sexta-feira (12).
O chefe do cerimonial e coordenador de comunicação da prefeitura, Marcos Felipe, informou neste domingo (07), que a prefeitura já está informando sobre o problema e a interrupção de água a população da cidade através de informes em mídias sociais e veículos de comunicação com sede na cidade.
O coordenador revelou que a secretaria de Educação, e a secretaria Saúde do município foram notificadas do problema e infelizmente até que a distribuição de água seja retomada, as aulas nas escolas, estaduais e municipais deverão ser suspensas, bem como o funcionamentto regular de algumas unidades de saúde da cidade. Marcos Felipe informou ainda que somente o presídio militar e o hospital municipal serão abastecidos.
Durante a semana que transcorreu, o prefeito Valdirzinho (PSD) , esteve em Brasília-DF, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Dudu Moreira (PSB), onde conseguiram com o apoio do deputado federal, Emanuelzinho (PTB|), reverter a anulação de um empenho de recursos financeiros junto a direção nacional da Funasa, da ordem de 5 milhões de reais. Construção de novas estações de tratamentos e ampliação de uma rede de abastecimento da cidade passando por vários bairros até chegar à sede do distrito de Varginha estão inseridos no projeto que tramita em Brasília. Os cinco milhões de reais é uma emenda coletiva da bancada de Mato Grosso e foi apresentada pelos deputados federais da legislatura passada.
Saiba mais como funciona uma estação de tratamento
www.snatural.com.br/produtos-quimicos-tratamento-agua/