ECONOMIA

Programa estimula geração de renda em assentamento rural em Poconé

Redação: Notícias da Baixada | 05/07/2019 - 19:47
Programa estimula geração de renda em assentamento rural em Poconé

Para o jovem Clayton Mateus de Campos, o cumbaru, além do fruto de uma grandiosa árvore, é também uma fonte de renda para a comunidade rural onde vive, em Poconé.

O morador do Capão Verde desenvolveu juntamente com sua mãe o projeto ´Aproveitamento Sustentável do Fruto do Cumbaru´, que incentiva a comercialização da castanha e fabricação de carvão, aliada à conservação do meio ambiente. O projeto de Clayton foi um dos nove aprovados pelo Ministério do Meio Ambiente como parte do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (Peaaf).

No total, foram mais de 80 trabalhos apresentados por moradores de seis assentamentos rurais do estado de Mato Grosso que participaram do curso de capacitação de agentes ambientais ministrado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). O Peaaf, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com órgãos estaduais de meio ambiente e demais organizações governamentais ou não governamentais, visa práticas sustentáveis e manejo dos territórios rurais.

Por meio de ações educativas, presenciais e à distância, o programa apoia a elaboração e implementação de projetos ambientais para as comunidades. Um dos objetivos do PEAAF é que, a criação de empregos e renda, por meio de projetos inovadores, incentive jovens a permanecerem nos assentamentos em que vivem. Para Clayton, de 20 anos, são de extrema importância as iniciativas dos governos Federal e Estadual para as futuras gerações.

"O curso de agente ambiental foi excelente, nos ensinou não apenas a desenvolver projetos, mas também caminhos para buscar recursos para implementação. O conhecimento que adquirimos foi muito valioso", destacou.

A mãe de Clayton, Andrelina Domingas de Oliveira, também autora do projeto, descreve em três palavras como é ver o empenho do filho em um trabalho que beneficiará toda a comunidade: "Alegria, orgulho e esperança" e emenda "é prazeroso ver tantos jovens interessados e ajudando na implementação deste projeto, na plantação destas mudas. Eles são o futuro da nossa comunidade".

O cumbaru é fruto do baruzeiro, uma árvore nativa do cerrado brasileiro. A castanha encontrada em seu interior é de alto valor nutricional, uma grande fonte de proteína e muito apreciada por ser saborosa e saudável. Em Mato Grosso ela vem ampliando seu mercado e é cada vez mais comercializadas em feiras livres.

Clayton explica que a sua região, em Poconé, tem ainda um grande campo para a exploração do fruto, tanto para a comercialização da castanha como para a produção de carvão feito com a casca da amêndoa. "A elaboração de mudas do cumbaru beneficiará muitas pessoas diretamente e indiretamente, desde quem está na coleta até as pessoas que trabalham na agroindústria processando e comercializando. 

Fonte: SEMA-MT