O governador Mauro Mendes encaminhou nesta quarta-feira (26), para a Assembleia um projeto que, de imediato, está gerando discussões, polêmicas e protestos.
A mensagem 107 que define política estadual de desenvolvimento sustentável da pesca e regula as atividades pesqueiras proíbe por cinco anos todo tipo de pesca nos rios mato-grossenses, seja amadora, seja profissional, assim como transporte, armazenamento e comercialização desse pescado.
A reportagem teve acesso à íntegra do projeto, de 21 páginas e articulado pela secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti. Pela proposta, o transporte, armazenamento e comercialização do pescado fica proibido a partir de janeiro do próximo ano e avança até 2025. Depois, ainda será regulado.
A partir dos próximos dias o Notícias da Baixada publica reportagens especiais com representantes da classe dos pescadores profissionais de Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço, sobre o impacto que a Lei trará aos dois municípios da Baixada Cuiabana que devem ter suas economias profundamente afetadas com a implantação da lei. A reportagem trará também o posicionamento da classe política dos municípios.

