
O presidente da Assembleia Legislativa (AL), Eduardo Botelho (DEM) visitou, junto com o presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger, Dudu Moreira (PSB), o Centro de Ressocialização Agrícola das Palmeiras, penitenciária localizada no distrito de Agrovila das Palmeiras, município de Santo Antônio de Leverger, na sexta-feira (21).
A promessa de Botelho é direcionar ações na Casa de Leis para destinar recursos para a unidade prisional. A unidade funciona desde 1939 e abriga 27 reeducandos, porém, mais 12 serão transferidos para o Centro de Ressocialização. Para poderem cumprir pena nessa penitenciária, os presos passam por uma triagem – atualmente 35 reeducandos estão nesse processo. Com terreno de 650 hectares, lá os presos trabalham no campo, cultivam alimentos e criam gado.
Mesmo com projeto pioneiro no estado, a penitenciária tem problemas de infraestrutura. Entre as questões apontadas pela direção da unidade está a necessidade de reforma nos alojamentos, além de investimentos para que a unidade possa se transformar, de fato, em uma colônia agrícola e se tornar autossustentável.
É uma unidade mista e todos são aceitos após triagem desde que tenham perfil agrícola. São pessoas que não podemos deixar que sejam cooptados pelas facções. Hoje a nossa estrutura está bastante precária, mas conseguindo esse apoio a nossa capacidade será de 120 reeducandos”, explica o diretor do Centro de Ressocialização, Pedro Marques.
Essa visita é para verificarmos as instalações e trabalhar para melhorar a unidade. Temos que aumentar a capacidade. O que temos que fazer é isso, pois vivemos nessa guerra onde os presos são cooptaria e acabam virando soldados das facções. Temos que ganhar essa guerra. Colocando as pessoas para trabalhar, retirando desse meio para reinseri-las na sociedade, disse Botelho durante a visita.
A visita contou ainda com a ilustre presença do deputado, João Batista (PROS).