RIBEIRINHO CIDADÃO V

Equipe supera dificuldades para garantir cidadania a ribeirinhos

Redação: Da Redação | 04/02/2012 - 00:00
Equipe supera dificuldades para garantir cidadania a ribeirinhos

Veja mais fotos na Galeria de Imagens.

Nem mesmo a dificuldade de acesso, para se chegar às mais longínquas comunidades no Pantanal, desanima a equipe do Projeto Ribeirinho Cidadão V. A quarta parada da expedição foi no distrito de São Pedro de Joselândia, onde os profissionais chegaram no início da noite desta sexta-feira (3).

As chalanas ficaram ancoradas às margens do Rio Cuiabá e as equipes, em barcos menores, seguiram rumo à comunidade. Depois de aproximadamente uma hora de navegação, em pleno Pantanal, o baixo nível de água impossibilitou o uso dos barcos e fez com que parte caminho fosse percorrida a pé, com água acima dos joelhos. A etapa seguinte, rumo à Joselândia, foi mais 40 minutos em uma carreta puxada por trator, atravessando um terreno ao mesmo tempo seco e alagado.

Na manhã do sábado a comunidade já aguardava o início dos atendimentos, realizados na Escola Municipal Maria Silvino Peixoto de Moura e no posto de saúde local.

Além de oficializar casamentos, o juiz de direito José Antônio Bezerra Filho e os Defensores Públicos Air Praeiro Alves, Munir Arfox e Rogério Borges conseguiram a pacificação de um conflito de terras, entre irmãos, que já durava mais de cinco anos e “estava em vias de desaguar em homicídio”, acentuou Dr. Air.

Emissões de CPFs, carteiras de identidade, títulos de eleitor e cartão bolsa família foram realizadas. Na área da saúde o destaque continuou sendo para as consultas oftalmológicas, seguida de clínica geral e odontologia.

Projeto
O Ribeirinho Cidadão é desenvolvido pela Defensoria Pública de Mato Grosso, que, com auxílio de outras instituições, leva cidadania através da disponibilização de serviços jurídicos e de saúde, além da emissão de documentos.

Ao longo de 15 dias, comunidades ribeirinhas serão beneficiadas nos municípios de Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger e Poconé. Durante a etapa fluvial, três embarcações percorrem os rios Cuiabá e São Lourenço, em pleno Pantanal. A expectativa é prover mais de três mil atendimentos durante a quinta edição do projeto.

 

São Pedro de Joselândia, Barão de Melgaço-MT, 04 de fevereiro de 2012.

Fonte: Da: Defensoria Publica - Assessoria de Imprensa