MATA CAVALO

História da comunidade Livramentense será transformada em filme e exibida na TV Futura

Redação: Redação - Leverger News | 14/08/2017 - 00:00
História da comunidade Livramentense será transformada em filme e exibida na TV Futura

  

 

 

 

 

 

 

 

A história da comunidade quilombola de Mata Cavalo, localizada na cidade de Nossa Senhora do Livramento (MT), foi selecionada pelo projeto ‘Revelando os Brasis’ e vai se tornar um filme. O produtor rural Jurandir Antônio Nunes do Amaral, morador da região, foi quem inscreveu a ideia, e participa, nesta semana, de uma ‘Oficina de Realização Audiovisual’ no Rio de Janeiro.

‘Revelando os Brasis’ é um projeto realizado pelo Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobrás, que tem por objetivo democratizar o acesso aos meios de produção audiovisual e oferecer aos moradores de cidades pequenas a possibilidade de contar suas histórias. Por isso, só podem se inscrever pessoas de cidades com menos de vinte mil habitantes.

Esta é a sexta edição do projeto, e foram selecionados representantes de todas as regiões do país. De Mato Grosso, somente Nossa Senhora do Livramento foi contemplada.


Selecionado

O Complexo Territorial de Mata Cavalo, localizado a 55 quilômetros de Cuiabá, no município de Nossa Senhora do Livramento, é formado por comunidades de descendentes de escravos, que chegaram a Mato Grosso no final de 1804.

Quem teve a ideia de contar essa história foi o produtor rural Jurandir Nunes do Amaral, um dos selecionados pelo projeto. Agora, ele participa desta segunda (14) até o próximo dia 27 de agosto de oficinas de realização audiovisual, no Rio de Janeiro, onde vai aprender sobre introdução à linguagem audiovisual, roteiro, direção, produção, direção de arte, fotografia, som, edição/ finalização, pesquisa, mobilização comunitária e direitos autorais.

Durante o curso, ele vai transformar sua história em roteiro, elaborar um plano de produção e se preparar para dirigir o filme. Depois disso, volta a Livramento para começar as filmagens, junto a moradores da comunidade que se interessarem em formar a equipe local. Além disso, profissionais contratados pelo projeto ajudam em todas as etapas.

 

Fonte: Olhar Direto