Uma das boas notícias desta quarta-feira (14) no lançamento oficial da 19ª Feijofolia que aconteceu num restaurante na cidade de Várzea Grande durante um almoço foi à divulgação pelo promotor do evento, Edson Guilherme, sobre a destinação de uma parte dos lucros do evento que acontece uma semana antes da realização do Carnaval na cidade de Santo Antônio.
Segundo o promotor, parte da renda obtida pelos organizadores do evento será destinada para a aquisição de instrumentos musicais da Escola de Música, Associação Arte Cidadã com sede na cidade de Santo Antônio que tem como um dos seus diretores o professor, Jeferson Ribeiro, que estava presente no lançamento.
Conforme informações de Edson Guilherme toda a intermediação para a escolha da entidade santo-antoniense contou com o apoio do prefeito do município, Valdir Ribeiro (PT), que também esteve no lançamento. Muito emocionado e contente com a notícia, o diretor da Escola ainda sugeriu que os promotores façam um grande ato na cidade no dia da entrega dos instrumentos.
[foto2]
A Feijofolia é um evento realizado há 19 anos pelo produtor de modas e ventos, Edson Guilherme, pela primeira vez vai acontecer na área em que o bloco Pelô Meu Saco realiza o seu Carnaval.
A parceria entre os organizadores do evento e do bloco deverá render bons frutos para o Pelô, segundo um acordo, toda a estrutura metálica (Palco, camarotes e a cerca divisória) que for utilizada para a realização da Feijofolia permanecerá após o evento que em seguida será aproveitado pela organização do bloco Pelô para o Carnaval.
[foto3]
Saiba mais sobre a Escola de Música e seu diretor Jeferson Ribeiro
Entre os grandes desafios enfrentados pela direção da Associação, segundo o professor e diretor Ribeiro, tem sido a manutenção financeira dos projetos da Associação Arte Cidadã, uma vez que a mesma não conta com nenhum tipo de patrocínio público ou privado.
A direção da Associação revela que para 2015 a entidade tem como objetivo aumentar e até duplicar o atendimento, mas o mesmo diretor relata que esse objetivo pode sofrer barreiras pela carência de recursos financeiros que possibilitariam a aquisição de novos instrumentos e manutenção dos que já existem.
Para se ter uma ideia, o Núcleo de Metais ( trombone, trompete, sax, e outros instrumentos) que darão origem a Banda, já conta com um professor, mas ainda não foi possível realizar a aquisição dos instrumentos que gira na ordem de quinze mil reais (R$ 15.000,00). Por essas barreiras financeiras é que se tem repetido as dificuldades de se abrir turmas novas de violino, viola e outros, pois segundo Jeferson sempre se esbarra no mesmo problema.
A Associação Arte Cidadã tem conseguido caminhar graças ao trabalho voluntário de seus professores e de um enorme esforço de levantar fundos através de promoções como a FeijoArte, a Festa da Música, Rifas e, sobretudo, a Feirinha Cultural realizada toda primeira quinta feira do mês em frente a Casa do Artesão.
Leia mais sobre o professor, Jeferson Ribeiro, fundador da Associação
Fundado em 2007, integra as ações da Associação Sociocultural "Arte Cidadã" - entidade da sociedade civil organizada que atende crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social. Conta atualmente com 30 cantores e ínstrumentistas. O grupo tem se destacado por incluir em seu repertório, além da MPB, canções pantaneiras, com destaque para a utilização de instrumentos pantaneiros como a viola-de-cocho, o ganzá e a bruaca.
Regente
Formado em Música, pela Universidade Federal de Mato Grosso e Pedagogia pela mesma universidade. Atualmente é professor no curso de licenciatura em Música da UFMT, onde leciona as disciplinas de Fundamentos da Educação Musical e Prática de Ensino em Música, além de professor da rede estadual de ensino, atuando como educador musical na Educação Básica. Desenvolve a mais de 15 anos um importante trabalho de educação musical através do canto coral em Santo Antonio do Leverger - MT, sendo regente e fundador do Madrigal "Ars Cantus" - coro dedicado à música antiga (renascentista e colonial brasileira) e do Coral Mus´Art. Fundou e coordena a Associação Sociocultural "Arte Cidadã", entidade que oferece atividades socio-educativas e educação musical a mais de 300 crianças, adolescentes e jovens. Como cantor, atuou nos mais importantes coros do Estado de Mato Grosso, entre eles o Coro do Estado e Coral UFMT. É pesquisador da Música Litúrgica e Música Ritual, assessorando cursos por todo o Brasil, tendo participado na produção de vídeos didáticos e documentários, produzidos pela Verbo Filmes e pela Paulus Editora. É membro do Instituto Histórico-geográfico de Santo Antonio do Leverger.
