CARNAVAL CULTURAL

Figuras folclóricas do Carnaval alegram moradores de Santo Antônio

Redação: Da Redação | 25/11/2012 - 00:00
Figuras folclóricas do Carnaval alegram moradores de Santo Antônio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Carnaval de Santo Antônio de Leverger preserva todos os conteúdos e a criatividade da cultura ribeirinha e pantaneira. “Boi-a-serra, Siriri, Cururu” e tradições folclóricas como “Mãe D’água, Pé de Garrafa, Negrinho D’água, Mãe do Morro, Boitatá, Ema, Cavalo”, representados de forma alegórica no carnaval que mistura tradição e modernidade. Nesta sexta-feira (23) o Boi-a-Serra que representa o bairro Lixá saiu as ruas de Santo Antônio para a alegria dos moradores.

As crianças e também os adultos de Santo Antônio tem acompanhado a dança do Boi-à-Serra, centenas de pessoas correm e dançam ao som dos batidos que embalam a festa folclórica que antecede o carnaval da cidade.

Confira nesta reportagem tudo sobre as origem do Boi-à-Serra e seu significado, agradecemos o site achetudoeregião, que nos possibilitou resgatar e difundir nossas riquezas folclóricas.

BOI-À-SERRA
Houve tempo em que o Boi-à-Serra foi muito difundido em Mato Grosso, principalmente nas localidades de Santo Antônio do Leverger, Varginha, Carrapicho, Engenho Velho, Bom Sucesso e Maravilha, onde existiam grandes canaviais e a atividade econômica predominante eram os engenhos de açúcar. A dança do Boi-à-Serra hoje, consegue ainda manter suas características iniciais apenas na localidade de Varginha, no município de Santo Antônio do Leverger. Lá as pessoas ainda cantam uma toada que conta toda a trajetória de vida e morte de um boi que é capturado por destemidos vaqueiros, enquanto dançam. Em outras localidades, como em Cuiabá e Santo Antônio do Leverger, encontramos a dança do Boi-à-Serra já muito modificada, ou inserida num outro folguedo popular: o Siriri.

[foto2]

Época em que se realiza

O Boi-à-Serra é um folguedo do carnaval mato-grossense. Durante os festejos do carnaval, as pessoas brincavam ou ainda brincam, em alguns lugares, o Siriri, o Entrudo, o Boi-à-Serra e também o Cururu, que é uma manifestação quase sempre ligada à religiosidade do povo. Porém, segundo alguns tiradores, o Boi-à-Serra pode ser dançado em qualquer festa.

0 Nome do Boi

É comum, nas localidades onde existe a dança do Boi-à-Serra, o responsável por sua confecção dar o nome ao boi. Este nome é dado através de alguma característica que o mesmo tenha, ou seja, devido à cor do tecido que o reveste, ao brilho deste ou a alguma parte cômica da figura do boi.
Instrumentos Usados no Boi à Serra
Os instrumentos musicais usados no Boi-à-Serra são a viola de cocho e o ganzá, mas sempre que o Boi-à-Serra surge inserido na dança do Siriri, nota-se ainda a presença do mocho. Em depoimento, tiradores lembram-se de ter visto pessoas dançarem o Boi-à-Serra sem utilizar qualquer instrumento de corda, só de percussão. Quanto ao número de instrumentos que usam no folguedo, varia muito, pode ocorrer de uma a quatro violas e ganzás.


Viola de Cocho

Típica do Estado de Mato Grosso, é fabricada artesanalmente a partir de um tronco de madeira inteiriça, esculpida no formato de uma viola que é escavada no corpo até que suas paredes fiquem bem finas, obtendo-se assim o cocho propriamente dito (a maior ou menor ressonância depende da espessura das paredes e do tampo). As violas geralmente medem 70 cm de comprimento.

Mocho

Espécie de banco de madeira, cujo assento ë feito com couro cru, que é recortado e molhado ao ser pregado sobre o banco. É percutido com duas baquetas de madeira de, aproximadamente, "um palmo e meio" de comprimento. Pode-se usar o mocho pendurado no pescoço ou, se for de tamanho maior, colocado no chão e tocado por uma ou até duas pessoas, ao mesmo tempo. Na falta do mocho, usa-se uma bruaca (saco ou; mala de couro cru, para transporte de objetos e mercadorias sobre animais) ou um couro inteiro de boi, enrolado, no qual bate-se com dois pedaços de madeira. Até mesmo uma caixa de madeira pode ser usada para a percussão, na falta do instrumento.

Figurantes da dança

[foto3]

• Boi.

• Chamadores do Boi .

• Toreador.

• Mascarado.

• Cabeça de Apá .

• Bico de Brasa .

• Jacaré, Veado, Ema, Macaco.

O Boi

0 Boi, a figura principal da dança, é confeccionado pelos próprios membros da comunidade. 0 encarregado da missão de fazer o Boi para a festa começa a reunir o material com antecedência. Esse material consiste basicamente em:

• algumas ripas de madeira

• algumas taquaras

• barbante ou cipó

• a carcaça da cabeça de um boi

• um cobertor grande ou um pedaço de chitão florido

• enfeites para o boi
As ripas de madeira devem ser finas, pois todo o material tem que ser muito leve para facilitar a movimentação da pessoa que carrega o Boi. A carcaça deve ser bem seca pelo mesmo motivo, quanto mais seca, mais leve. Para a cabeça do Boi também pode-se usar outro material, qualquer armação que se pareça com uma cabeça de Boi, pode ser inclusive confeccionada de gesso. Para enfeitá-lo, costuma-se usar flores de papel, brilhos, fitas, enfim, isso depende muito do gosto e dos recursos de que a comunidade dispõe. Com as ripas e taquaras é feita uma armação, tudo muito bem amarrado para que fique firme. As ripas de madeira formam o "lombo do Boi" e têm o comprimento aproximado ao do animal que se procura imitar. Os arcos, que dão o formado arredondado ao corpo do Boi, são feitos de taquara
por serem mais flexíveis.

 

Fonte: Com informações do Achetudoeregião / Fotos do LevergerNews