
Os moradores da pacata cidade de Santo Antônio, berço da cultura mato-grossense recebeu na noite desta sexta-feira (17), um presente da atual administração do município.
O prefeito Ugo Padilha e sua equipe reabriram o prédio onde funcionava a Casa do Artesão. O ato contou ainda com a presença do secretário de cultura do governo do estado de Mato Grosso, João Cuiabano Malheiros e do seu adjunto, Oscemário Daltro.
Gente de várias localidades do município foi prestigiar o evento, a localidade de Varginha enviou o Grupo de Dança de Siriri, formada por membros da melhor idade. Houve ainda apresentação de jovens do Programa Pró Jovem, além de outras apresentações culturais.
Tanto o prefeito como os secretários que usaram da palavra durante a reabertura, pediram o apoio da população para que a Casa seja um ponto de encontro tanto da cultura como também de outras riquezas que o município produz.
Ugo ainda conclamou os moradores a usarem a sexta-feira, dia em que a Casa deverá promover eventos, para encontro de amigos, trabalhadores, jovens e adultos.
Na verdade o prefeito assim como toda a população, sente que o município atravessa uma fase extremamente triste, por conseqüência das dificuldades financeiras e pelas batalhas política que grupos políticos travam pelo poder no município.
Mesmo diante de tudo isso, o governo de Mato Grosso tem investido em Santo Antônio, além de no último dia 05 de junho o governo ter escolhido a localidade para lançamento do primeiro ato da AGECOPA, em comemoração ao dia do meio ambiente, ontem a secretaria de cultura trouxe o Projeto Retreta na Praça, o evento tem percorrido diversos municípios da Baixada Cuiabana.
Conforme o secretário, João Malheiros, “é uma forma de resgate das antigas tradições do povo, sentar na praça e ouvir as bandas de música ao ar livre”.
A Casa foi inaugurada em julho de 2000, pela então prefeita Glorinha Garcia que tinha como seu secretário de Cultura Turismo e Meio Ambiente, o ator teatral Vital Siqueira.
Durante as comemorações de ontem, a moradora que empresta o seu nome a Casa, também se fez presente, Dona Doquinha foi uma das que fez parte do dispositivo de autoridades, que contou ainda com secretários municipais, vereadores e convidados.