A prefeita de Barão de Melgaço, Margareth Gonçalves (União), participou nesta segunda-feira (01/12) de uma ação de limpeza no Rio Cuiabá. A atividade foi coordenada pelos promotores de Justiça Ana Luísa Peterline e Joelson Campos Maciel.
Margareth acompanhou a comitiva que percorreu trechos do Rio Cuiabá e localidades que serão contempladas com ação do projeto Rio Cuiabá + Limpo, desdobramento do projeto Travessia Pantaneira.
A ação é coordenada pelo Ministério Público Estadual e foi marcada pela demolição de uma pousada construída há anos em uma área de preservação permanente.
A programação começou com visita técnica à Ecobarreira e coleta por barco no trecho urbano do rio Cuiabá. Em seguida, a comitiva seguiu para Santo Antônio de Leverger, onde participou da mobilização na comunidade Varginha. De lá, seguiu para Barão.
A prefeita de Barão de Melgaço, Margareth Gonçalves, ressaltou a importância do projeto para os municípios localizados no bioma do Pantanal. A comitiva visitou a baía de Siá Mariana, onde teve demolição de pousada por determinação judicial. “Essa ação representa a questão da lei, que precisa ser respeitada. Isso é importante porque nosso município está totalmente dentro do Pantanal e temos que olhar com atenção para essa questão de degradação ao meio ambiente”.
Também participaram da comitiva o conselheiro-presidente do TCE, Sérgio Ricardo, a promotora de Justiça Ana Luíza Peterline, a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-MT), Thaylise Zaffani, o juiz Emerson Luis Pereira Cajango, do Juizado Volante Ambiental (Juvam), além dos promotores de Justiça Henrique Schneider e Joelson de Campos Maciel, o secretário da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), Felipe Welaton, e a representante da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Marisa Bezerra.
A ação realizada pela manhã teve como foco a coleta de resíduos nas comunidades próximas ao Rio Cuiabá, incluindo materiais como colchões, televisores, plásticos e vidros.

Prefeita Margareth Gonçalves e os promotores de Justiça Ana Luísa Peterline e Joelson Campos Maciel


