MEIO AMBIENTE

Prefeitas Francieli e Margareth participam ação de limpeza no Rio Cuiabá; VEJA FOTOS

Projeto tem como grande meta impulsionar a agricultura familiar na Baixada Cuiabana

Redação: Baixada Cuiabana News | 02/12/2025 - 09:58
Prefeitas Francieli e Margareth participam ação de limpeza no Rio Cuiabá; VEJA FOTOS As prefeitas, Francieli Magalhães e Margareth Gonçalves , com o Promotor de Justiça, Henrique Schneider Neto

As prefeitas Francieli Magalhães (Santo Antônio de Leverger) e Margareth Gonçalves (Barão de Melgaço) participaram, nesta segunda-feira (01/12), de uma ação de limpeza no Rio Cuiabá.

Elas acompanharam a comitiva que percorreu trechos do Rio Cuiabá e localidades que serão contempladas com ação do projeto Rio Cuiabá + Limpo, desdobramento do projeto Travessia Pantaneira, que reúne comunidades ribeirinhas e órgãos públicos em uma força-tarefa de limpeza que se estende até 5 de dezembro.

A programação começou com visita técnica à Ecobarreira e coleta por barco no trecho urbano do rio. Em seguida, a comitiva seguiu para Santo Antônio de Leverger, onde participou da mobilização na comunidade Varginha. De lá, seguiu para Barão.

Para a prefeita de Leverger, Francieli Magalhães, que integra a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, a principal dificuldade do município está na ausência de coleta seletiva estruturada.

Nós temos muitas dificuldades, principalmente com a coleta seletiva, porque os caminhões recolhem o lixo, mas não é feita a separação dos materiais”, explicou.

A prefeita de Barão de Melgaço, Margareth Gonçalves, ressaltou a importância do projeto para os municípios localizados no bioma do Pantanal. A comitiva visitou a baía de Siá Mariana, onde teve demolição de pousada por determinação judicial.

Essa ação representa a questão da lei, que precisa ser respeitada. Isso é importante porque nosso município está totalmente dentro do Pantanal e temos que olhar com atenção para essa questão de degradação ao meio ambiente”.

Também participaram da comitiva além das prefeitas, o conselheiro-presidente do TCE, Sérgio Ricardo, a promotora de Justiça Ana Luíza Peterline, a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-MT), Thaylise Zaffani, o juiz Emerson Luis Pereira Cajango, do Juizado Volante Ambiental (Juvam), além dos promotores de Justiça Henrique Schneider e Joelson de Campos Maciel, o secretário da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), Felipe Welaton, e a representante da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Marisa Bezerra, vereadores e secretários municipais de Barão de Melgaço e Santo Antônio de Leverger. 

A ação realizada pela manhã teve como foco a coleta de resíduos nas comunidades próximas ao Rio Cuiabá, incluindo materiais como colchões, televisores, plásticos e vidros.

A ação faz parte de um plano para impulsionar a agricultura familiar nos municípios da Baixada Cuiabana e é coordenado pelo Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O projeto tem como meta fortalecimento da cadeia produtiva baseada em irrigação e na produção de hortifrutigranjeiros como um dos pilares da proposta de impulsionamento da economia no Vale do Rio Cuiabá, que abrange 13 municípios da região metropolitana conhecida também como Baixada Cuiabana. 

Fonte: Fotos da Assesssoria