TERRITÓRIO EM DISPUTA

Após pedido do presidente Rafael Lima e prefeita Francieli, Max Russi garante que projetos de disputa de área só serão votados após ouvir população

Prefeita pede para Assembleia Legislativa analisar estudo técnico encomendado pela Prefeitura sobre áreas do município. Projeto de Lei 1.783/2024 da Comissão de Revisão Territorial da ALMT propõe incorporar área de Santo Antônio de Leverger a Ca

Redação: Baixadacuiabananews | 13/02/2025 - 10:22
 Após pedido do presidente Rafael Lima e prefeita Francieli, Max Russi garante que projetos de disputa de área só serão votados após ouvir população O presidente da ALMT, Max Russi, com a prefeita Francieli e o presidente da Câmara, Rafael Lima (Foto de Arquivo )

O presidente da Câmara de Santo Antônio de Leverger Rafael Lima (PSB) diz que a pedido da população do município, dele e da prefeita Francieli Magalhães, o presidente da Assembleia Legislativa Max Russi garantiu que projetos de disputa de área com o município de Campo Verde só serão votados após ouvir os interessados. Os projetos estão trancados para votação no poder.

Essa questão da disputa de área de Santo Antônio de Leverger já se arrasta há anos. E nós tivemos aqui nosso embate e fizemos a defesa da comunidade e tivemos o compromisso do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, junto com a prefeita e a Câmara Municipal, para que se resolva essa inconsistência de uma vez por todas, ouvindo as pessoas interessadas”, disse o presidente Rafael Lima.

Ele, a prefeita Francieli Magalhães (PSB) e diversos membros de comunidades participaram nesta quarta-feira (12/2) da reunião para tratar do tema na Assembleia Legislativa (ALMT), convocada pelo deputado Wilson Santos.

Um dos Projetos de Lei em tramitação na Assembleia Legislativa, o de número 1.783/2024, atribui área de inconsistência territorial de Santo Antônio de Leverger para o município de Campo Verde.

Seriam atingidas áreas de 10 comunidades, como das comunidades Serrana, Vale Abençoado e Mata-Mata, entre outras. A proposta é de autoria da Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades da Assembleia Legislativa.

 

Lideranças políticas do município de Santo Antônio de Leverger durante a Audiência Pública realizada na ALMT (12.02)

 

Estudo da prefeitura

 

A prefeita Francieli Magalhães disse na reunião que a Prefeitura de Santo Antônio de Leverger realizou um estudo técnico sobre a área, onde foi investido R$ 300 mil.

“O trabalho feito só por uma sala e computador não é possível ver o olho das pessoas, conhecer uma história. Não é possível mudar a vida das pessoas da noite para o dia”, disse. “Como o presidente Max Russi disse, ele vai sentar e discutir com os municípios, mas com as pessoas mais interessadas, a população”, defendeu a prefeita Francieli.

Nós fizemos esse estudo técnico. E pedimos para a Assembleia Legislativa analisar. Não se trata só de tirar área de Santo Antônio, precisamos de um estudo com entendimento para conhecer a realidade das pessoas, poder ouvir as pessoas que estão nessas comunidades”, afirmou a prefeita sobre os impactos para as pessoas que moram nas áreas que querem tirar de Santo Antônio.

Participaram da Audiência Pública na ALMT, os vereadores de Santo Antônio de Leverger:

Rafael Lima (PSB), Rômulo Queiroz (PL), Miguel dos Santos (PSB), Gonçalo Zito (Podemos 20), Rafael Silva (PL), Hamilton Silva (Podemos 20), Neco da Bandeirantes (PSB), Osvaldo Amorim (MDB), Ney Macário (Podemos 20), e Perozão (PL).  

Fonte: Redação