O presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger, Romulo Queiroz, o Rominho, destacou a histórica presença de mulheres no Legislativo do município em sua vida pública. E também no Executivo.
Ele destacou o fato de pela primeira vez em 2021 dar posse à duas mulheres, prefeita Francieli e vice-prefeita Giseli Ribeiro no comando da cidade. A saudação foi feita na Sessão Solene comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.
Coleciono vários vários momentos históricos. Fui eleito por unanimidade e tive a honra de ser o primeiro presidente da história, reeleito em 123 anos de emancipação política", destacou.
"Mas o fato que mais me marcou e que me marca a minha trajetória e a minha vida política como presidente desta Casa foi ter a honra de, já empossado presidente, dar a posse a nossa prefeita Francieli e nossa vice-prefeita Giseli e, posteriormente, várias mulheres", disse.
Ele explicou que na atual legislatura teve posse a diversas mulheres. Como a vereadoras Laura, Dione e Delza. Além da professora Carmen. "É um momento histórico na política de Santo Antônio. Eu acho que é o maior número de mulheres que passou nessa nesta Casa e isso mostra a marca do empoderamento feminino", comemorou.
Espaço para a mulher
Ele disse que o incentivo para mais mulheres ocuparem espaço no poder no município foi feito na sua gestão, com a colocação em prática de uma lei da então vereadora e atual vice-prefeita Giseli Ribeiro, que instituiu a Sala da Mulher.
"Gisele, daquele projeto seu, da Sala da Mulher, que aqui estava, quando cheguei estava apenas no papel. Nós fizemos o compromisso de tirar do papel. Instituímos a Sala da Mulher para fazer o social do poder legislativo", disse sobre a coordenação da Sala da Mulher da Câmara de Santo Antônio de Leverger feita pela sua esposa Regianne Gisele.
Ele homenageou e citou o nome da esposa para cumprimentar todas as demais esposas dos vereadores e todas as mulheres presentes.


