DURANTE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALMT

Pescador veterano de Leverger diz que governador quer acabar com pesca para construir garimpos e PCHs;Veja Vídeo

Por que o governador pode fazer garimpo?", questiona pescador

Redação: Baixadacuiabananews | 29/02/2024 - 10:28
Pescador veterano de Leverger diz que governador quer acabar com pesca para construir garimpos e PCHs;<VIDEO> João Batista (70 anos) – Pescador da Colônia Z8 de Santo Antônio de Leverger

Um dos mais antigos pescadores da Colônia Z8 de Santo Antônio de Leverger, João Batista, 70 anos, expressou sua indignação na Assembleia Legislativa contra a proibição da pesca nos rios do Estado de Mato Grosso.

Com 60 anos de experiência como pescador e também como comerciante de pescado, João Batista criticou as iniciativas legislativas do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União).

O Governo vem falar que o peixe está acabando, mas ele quer nos tirar de lá para ele montar garimpo, PCH [Pequenas Centrais Hidrelétricas]. Ele está acabando com todas as baias de Mato Grosso. Em Santo Antônio do Leverger ele [Mauro] já abriu garimpo em 13 baias, enquanto um pescador se for pego na baía pescando é preso e paga multa. E, por que o governador pode fazer garimpo? Usar mercúrio no garimpo e no rio? Isso que os 16 deputados que estão a favor dele têm que enxergar", exaltou o pescador durante a audiência pública realizada na terça-feira (27.02).

João Batista se pronunciou sobre a nova lei do governador Mauro Mendes, encaminhada à Assembleia, que proíbe o transporte, o armazenamento e a comercialização de 12 espécies de peixes, oriundo da pesca em rios do Estado de Mato Grosso, pelo período de cinco anos, contados a partir de 1 de janeiro de 2024. Ele tentava convencer 16 deputados a não aprovarem o Substitutivo Integral nº 1.

Ele é safado, depois que foi ao STF ele liberou a pesca aqui. O que adianta ele liberar a pesca e bloquear o peixe, se não podemos pegar? Outra coisa, por mais perseguição que ele está fazendo, ele está orientando os fiscais da Sema a falar para os pescadores que estão indo lá, para não comprar peixe de Santo Antônio, que vai ser tomado. Não estamos conseguindo vender o peixe que está sendo pescado", declarou o pescador.

Contudo, apesar do apelo, 11 deputados votaram a favor e sete foram contrários ao projeto do governador Mauro Mendes na sessão ordinária de quarta-feira (28/02). A proposta segue para sanção governamental.

Clique no link abaixo e assista o vídeo

youtu.be/uNs7mLYuta8

  

Fonte: VGnotícias