SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER

Secretário de Governo crê em posicionamento equivocado de vereador que votou a favor de suplementação e se contradiz em entrevista a imprensa

Redação: Baixadacuiabananews | 25/10/2023 - 19:37
Secretário de Governo crê em posicionamento equivocado de vereador que votou a favor de suplementação e se contradiz em entrevista a imprensa O secretário de Governo de Santo Antônio de Leverger, e Presidente da Câmara por duas vezes, Izaias Junior,

O secretário municipal de Governo da prefeitura de Santo Antônio de Leverger, Izaias Junior, esclareceu, na tarde de quarta-feira (25), sobre a aprovação do projeto de suplementação orçamentária pela câmara. O projeto foi aprovado pelos vereadores por unanimidade na sessão ordinária, ocorrida nesta terça-feira (24).  Além de defender a aprovação do projeto, Izaias Junior contestou o posicionamento do vereador Eric Cruz (PSB), que faz parte da oposição à administração da prefeita, Francieli Magalhães.

Para o secretário de Governo, há um equívoco por parte do vereador. Ele questiona a mudança de posição do parlamentar, que inicialmente votou a favor do projeto e, no dia seguinte, deu uma entrevista contrária à aprovação. Izaias Junior expressou surpresa com essa mudança de postura e sugeriu que houve manipulação política ou um erro de assessoria nessa situação.

Izaias destacou que os recursos provenientes dessa suplementação são provenientes de convênios e emendas parlamentares. A prefeitura não tem controle sobre quais emendas os deputados destinam ao município. Ele ressaltou que esses recursos são "carimbados", ou seja, têm destinação específica para áreas que foram solicitadas ou determinadas pelos deputados. Como exemplo, citou a saúde, onde esses recursos são usados para materiais de construção, pagamento de mão de obra para reformas, compra de medicamentos e insumos, entre outras ações.

O secretário explicou que esses recursos não são um "cheque em branco" concedido à prefeita, mas sim verbas direcionadas para projetos específicos, como aquisição de equipamentos, veículos e construção de unidades de saúde. Mencionou sobre a construção da UBS Marechal Rondon e investimentos em asfaltos estão entre os projetos em andamento.

Izaias Junior concluiu que o vereador Eric Cruz, ao mudar sua posição após a votação favorável do projeto, parece ter perdido o foco de seu papel parlamentar e adotado uma postura política que não condiz com seu conhecimento e experiência. Izaias reforçou que o vereador foi induzido ao erro na entrevista, já que havia votado a favor da suplementação em sessão anterior.

Leia mais

Na sessão ordinária desta terça-feira (24), o legislativo municipal de Santo Antônio de Leverger aprovou por unanimidade o projeto de lei 054/2023, recentemente encaminhado pela prefeitura. Este projeto tem como objetivo a suplementação orçamentária por meio de um crédito especial, proveniente do superávit financeiro decorrente de convênios e emendas parlamentares firmadas com o governo do estado de Mato Grosso e o Governo Federal.

A proposta foi amplamente detalhada pela Assessoria Técnica da prefeitura, que destacou sua abrangência ao consolidar os resultados de 10 convênios/emendas parlamentares do Governo Federal e 11 convênios/emendas parlamentares do Governo do Estado de Mato Grosso. Esse esforço conjunto resulta em um montante total expressivo, que atinge a marca de R$ 8.984.140,24 (Oito milhões, novecentos e oitenta e quatro mil, cento e quarenta reais e vinte e quatro centavos).

Antes da votação em plenário, na sessão ordinária desta terça, os vereadores tiveram a oportunidade de tomar conhecimento detalhado do projeto de lei. O documento estava acompanhado de anexos que incluíam todos os termos de convênios e, no seu conteúdo, artigos que detalhavam a origem dos recursos para a abertura de créditos suplementares. O secretário de Governo da prefeitura, Izaias Junior, enviou um técnico da Secretaria de Planejamento da prefeitura para auxiliar na apresentação e tirar dúvidas dos vereadores antes da sessão.

A aprovação unânime demonstra o comprometimento da Câmara de Santo Antônio de Leverger com a gestão fiscal responsável e eficaz, garantindo a alocação adequada dos recursos para benefício da comunidade local. O projeto visa fortalecer a capacidade da administração municipal de investir em áreas essenciais para o desenvolvimento do município e atender às necessidades de seus cidadãos”, ressaltou o secretário de Governo.

  

Fonte: Divulgação