
A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) deu início ao processo de seleção de 140 produtores familiares do Vale do Rio Cuiabá para participarem do Projeto Agricultura Familiar: Fortalecimento dos Agricultores do Futuro. Essa iniciativa, lançada pelo Governo do Estado em parceria com a Amaggi, através da Fundação André e Lucia Maggi (Falm), tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar na região e criar oportunidades para que os jovens permaneçam no campo.
A seleção das famílias ocorrerá ao longo de 15 dias, seguindo os critérios definidos pelo projeto. Em seguida, as propriedades serão mapeadas durante quatro meses, a fim de realizar um diagnóstico das famílias selecionadas. A Empaer fornecerá assistência técnica contínua aos beneficiários do projeto, tanto no processo de produção quanto na comercialização dos produtos.
Como este é um projeto piloto, nesta primeira fase, 14 municípios serão contemplados, incluindo Nobres, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Acorizal, Jangada, Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger e Campo Verde.
O engenheiro agrônomo da Empaer, Fabrício Tomaz Ramos, responsável pelo projeto, explica que ele permitirá que as famílias participantes tenham melhores condições de produção, garantindo o desenvolvimento da agricultura familiar na região e servindo como exemplo.
Segundo Fabrício, 71% dos agricultores da região de Cuiabá têm mais de 55 anos. Em 94% das propriedades, a comercialização dos produtos é um desafio significativo, representando uma dificuldade para o desenvolvimento e sustentabilidade dessas propriedades.
Na prática, existe uma demanda por alimentos por parte do grupo Amaggi e outros interessados, para abastecer fazendas e alimentar seus trabalhadores.
"A ideia é unir a necessidade de comercialização de produtos por parte dos agricultores familiares da baixada cuiabana e as necessidades de compra do grupo Amaggi e outros diversos parceiros, formando assim um ciclo de produção, comercialização e, ao longo do tempo, a manutenção do jovem agricultor no campo, gerando renda e desenvolvimento para a agricultura familiar", destaca Fabrício.
Para iniciar os trabalhos, na sexta-feira (17.06), 25 técnicos da Empaer que atuam nos municípios participantes participaram de uma reunião de alinhamento na sede da Amaggi. Durante o encontro, foram definidas as ações para a execução do projeto. A Amaggi também entregou cinco veículos para integrar e reforçar as atividades do projeto no campo.
O projeto é realizado pela Empaer-MT e pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) e conta ainda com a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Territorial - Campinas