REVIRAVOLTA NO PT

SERYS ACABA CEDENDO E VAI TENTAR VAGA A FEDERAL

Redação: | 12/07/2010 - 00:00
SERYS ACABA CEDENDO E VAI TENTAR VAGA A  FEDERAL

 A senadora Serys Marly (PT) parece ter cedido à pressão do grupo e deve disputar uma vaga na Câmara Federal no pleito deste ano. Na manhã desta segunda (12), a petista se reuniu com o governador Silval Barbosa (PMDB) e outros membros da coligação "Mato Grosso em 1º Lugar" para discutir o assunto.

Serys se mostrou empolgada com a empreitada e, ao que tudo indica, o racha do PT que já acontece há alguns meses pode chegar ao fim dando mais força ao nome de Silval e da ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff (PT), que disputará a Presidência da República. A crise está instalada no partido desde a realização das prévias, situação em que Serys foi derrotada por Carlos Abicalil na preferência dos petistas como candidata do grupo ao Senado.

Antes de sacramentar a decisão, entretanto, Serys segue em reunião com políticos ligados a Silval. Já no final da tarde ocorre um encontro entre os principais membros do PT, PR e PMDB para anunciar, enfim, se vai disputar a vaga. Todos estão bastante otimistas e já começam até a comunicar outros filiados do PT sobre a nova conjectura.

Caso anuncie realmente sua intenção de disputar uma cadeira na Câmara Federal, deve ocorrer uma grande mudança no quadro político. Alguns candidatos a federal como Ságuas Moares e Flávio Gomes, já haviam inclusive registrado seus nomes junto ao Tribunal Regional Eleitoral. Especula-se, inclusive, que Flávio possa desistir da candidatura para contemplar Serys.

A decisão da senadora seria uma espécie de “bandeira branca” e simbolizaria a reconciliação dela com o presidente estadual do PT. Os dois estão em rota de colisão desde abril , quando Serys foi derrotada nas prévias por ele. Na época ele perdeu a oportunidade de disputar a reeleição e inconformada com a situação passou a fazer duras críticas ao grupo de Abicalil. A senadora se disse traída e garantiu que não iria disputar nenhum cargo eletivo. O nome dela chegou a ser cogitado para o posto de vice na chapa de Silval, mas o escolhido acabou sendo Chico Daltro (PP).

Fonte: Rdnews