
A prefeita de Santo Antônio de Leverger, Francieli Magalhães (PTB), acompanhada do secretário municipal de Assistência Social, Rafael Lima, participou na tarde desta segunda-feira (17) do lançamento do Programa Ser Família Capacita em Cuiabá, a convite do governador Mauro Mendes, da primeira-dama Virginia Mendes.
O projeto de qualificação profissional é o maior já lançado na história do estado de Mato Grosso e contemplará as famílias cadastradas no programa em 141 municípios, com 50 mil vagas distribuídas entre 75 profissões. A parceria entre o Governo do Estado e SENAI beneficiará Santo Antônio de Leverger com cursos a serem disponibilizados em breve, segundo informou o secretário Rafael Lima. Ao todo, serão formadas 2,5 mil turmas distribuídas nos 141 municípios. Para a realização das capacitações, o Governo de MT investirá R$ 68,7 milhões em dois anos.
O governador Mauro Mendes (UB), ressaltou que Mato Grosso vive um momento importante de sua história e trajetória, com uma janela de oportunidades, construída em conjunto entre poderes públicos e o povo mato-grossense, que permitirá o crescimento contínuo do Estado.
Também presente no evento de lançamento, o deputado estadual Max Russi destacou que o lançamento de 50 mil vagas de qualificação é um número emblemático e avaliou que a meta é ver as famílias saindo do Programa já com a renda melhorada e conseguindo cuidar da casa e da família. “Esse é um dos maiores desafios. Precisamos buscar esse algo a mais para realmente abraçar essas famílias, cuidar dessas famílias. Fazer a política pública que vai realmente dar resultado”, disse o deputado.
Para a prefeita de Santo Antônio de Leverger, Francieli Magalhães, o SER Família Capacita vem ao encontro do anseio das demandas dos municípios e se destaca por criar mecanismos para que as famílias tenham oportunidades de serem inseridas no mercado de trabalho. “Quero parabenizar o governador por fazer uma política fiscal justa que avançou no estado. Agora precisamos olhar para as pessoas que mais precisam”, comentou a prefeita.
O secretário Rafael Lima adiantou que além do Programa Ser Família Capacita, a Secretaria Municipal de Assistência Social já prepara a abertura das inscrições através de edital para a escolha dos moradores que serão contemplados com as 50 unidades habitacionais que serão construídas numa parceria entre o governo de Mato Grosso e a prefeitura de Santo Antônio de Leverger.
Os pré-requisitos para participação no processo de escolha são: pertencer a um grupo familiar cuja renda per capita não ultrapasse R$ 100,00; ter residência no município há pelo menos cinco anos; não ter sido beneficiário de programa habitacional de interesse social no âmbito das esferas municipal, estadual e federal; e ser maior de 18 anos.
Ainda segundo o secretário de Assistência Social de Leverger, com essa iniciativa, a prefeitura de Santo Antônio de Leverger busca promover a qualificação profissional de seus moradores e oferecer oportunidades para aqueles que mais precisam. Além disso, a construção das 50 unidades habitacionais também representa um avanço significativo para a cidade e região, uma vez que contribui para a melhoria das condições de moradia da população mais vulnerável.
A prefeitura de Santo Antônio de Leverger está comprometida em buscar soluções para melhorar a qualidade de vida da população local e contribuir para o desenvolvimento da região. A parceria com o governo estadual e outras instituições é fundamental para a realização de projetos que beneficiem a comunidade", ressaltou Rafael.