
O Monumento Natural Estadual Morro de Santo Antônio (MONA Santo Antônio), localizado em Santo Antônio de Leverger, terá seu Conselho Consultivo reativado e recomposto pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).
A reativação e posse dos novos conselheiros é aberta ao público e será realizada no dia 27 de maio de 2023, na sede da Associação dos Pequenos Produtores Rurais e Moradores de Morrinhos (APRUMO). O objetivo é fomentar a participação da sociedade na elaboração do Plano de Manejo, que está em sua fase inicial. As definições partiram de uma reunião de representantes locais da comunidade de Morrinhos e da área de influência da Unidade de Conservação, que ocorreu na sede da Associação dos Pequenos Produtores Rurais e Moradores de Morrinhos (APRUMO) no último dia 1.º de abril.
A composição deverá ocorrer de forma paritária com instituições membros da sociedade civil e da administração pública. Serão convidadas entidades como a APRUMO, Associação Jardim dos Lagos, Associação Amigos do Morro - Região do Pé de Galinha, Representações das Igrejas da Comunidade de Morrinhos, Aeroporto Municipal, representantes dos Condutores Locais de Turismo.
A partir da reativação do Conselho, os membros participarão das oficinas para validação do plano de manejo do monumento, que está em fase inicial. Para construção do plano, serão investidos cerca de R$ 700 mil em recursos de compensação ambiental, ou seja, oriundos de processo de licenciamento como forma de mitigar impactos ambientais causados pela instalação e operação de empreendimentos