
A prefeita de Nova Brasilândia-MT, Marilza Augusta (MDB) participou no último dia 11/10, de uma reunião em Cuiabá na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM, onde discutiu com o presidente da entidade, Naurilan Fraga, ações que serão desenvolvidas para beneficiar produtores do município.
O projeto Agrofamiliar, idealizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM, em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural-Empaer, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar-Seaf e as prefeituras de Nova Brasilândia, Planalto da Serra e Chapada dos Guimarães avança em várias ações e será tratado em reunião ampliada com a participação do Sebrae, MT Fomento e outras entidades. Outro asssunto discutido será o Sistema Único de Sanidade da Agricultura Familiar e de Pequeno Porte- Susaf.
O projeto agrofamiliar beneficiará os produtores de 56 comunidades, em 14 assentamentos de Chapada dos Guimaraes, Nova Brasilândia e Planalto da Serra. Nestes municípios se concentram as cadeias produtivas da pecuária de leite, fruticultura, apicultura, piscicultura, mandioca, turismo rural e criação de pequenos animais.
Uma das produtoras rurais de Nova Brasilândia, Patrícia Nasrala, tem uma produção em larga escala de ovos caipira, que atende os consumidores na cidade e alguns em Cuiabá com entrega sob encomenda. Patrícia não atende os mercados e supermercados por falta da certificação. E para tratar sobre a certificação do selo Susaf para os produtos, será realizada uma reunião no município, no próximo dia 24 de outubro.

Associação Mato-grossense dos Municípios, após o protocolo de intenções firmado com a Assembleia Legislativa, criou o Núcleo de Apoio aos municípios da região da Baixada Cuiabana para orientar tecnicamente os gestores municipais quanto a adesão ao Susaf. O objetivo é auxiliar as prefeituras na elaboração dos projetos de leis e dos planos de trabalhos na esfera municipal junto com as secretarias municipais de Agricultura, conforme a Lei Estadual 10.502/2017.
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Naurilan Fraga, ressaltou a importância do Núcleo, pela instituição para auxiliar os municípios desta região. “A meta é fomentar a economia local por meio da harmonização dos Serviços de Inspeção Municipal, Vigilância Sanitária, mediadas pelos critérios de equivalência”, assinalou,
Serão atendidos os municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nobres, Planalto da Serra, Campo Verde, Rosário Oeste, Poconé, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande.
O Núcleo de Apoio será coordenado por Nathacha de Carvalho Luz e integrado por uma equipe multidisciplinar. O núcleo contará com médicos veterinários, nutricionista, advogados e técnicos em edificações e engenheiros, como também o atendimento permanente em escritório estruturado na AMM.