ELEIÇÕES 2010

MAGGI DESABA 19 PONTOS NA EXPONTÂNEA DO IBOPE

Redação: MARCOS A. MOREIRA | 21/06/2010 - 00:00
MAGGI DESABA 19 PONTOS NA EXPONTÂNEA DO IBOPE

Sabe-se lá os motivos -- porém não está proibido imaginar quantos, digo, quais --, na última pesquisa encomendada ao Ibope, tanto a TV Centro-América como o jornal Diário de Cuiabá omitiram um fato revelante.

Para o Senado, na modalidade espontânea, o número de indecisos passou de 54% para 73% ou seja, subiu 19 pontos percentais e o índice de intenção de voto em Soja Majestade, coincidentemente, caiu os mesmos 19 p.p.: despencou de 38 para 21, conforme pode-se ler no saite do Ibope.

Pois é...

E ainda dizem que o Escândalo das Máquinas não atingiu em cheio a candidatura de "Meu ex-Rei"...

Francamente!

FONTE CLICK MT

 

 

 

***************

VEJA O INFORME DIVULGADO NO SITE DO IBOPE


Silval Barbosa e Wilson Santos aparecem empatados na disputa para a vaga ao governo do Mato Grosso

Resultado está na pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência no Estado entre os dias 10 e 13 de junho

A nova pesquisa realizada entre os dias 10 e 13 de junho pelo IBOPE Inteligência sobre a sucessão ao governo do Mato Grosso, apresenta Silval Barbosa e Wilson Santos empatados na primeira posição, com 29% das intenções de voto cada um.


Em relação à rodada de maio, realizada entre os dias 01 e 04, Sinval Barbosa oscila negativamente dois pontos percentuais (passando de 31% para 29%), enquanto Wilson Silva ganha os mesmos dois pontos (oscilando de 27% para 29% atualmente). Mauro Mendes, que aparece na sequência, conquistou dois pontos percentuais entre as duas rodadas e tem, hoje, 17% das intenções de voto.


O índice dos que declaram votar em branco ou nulo é de 5% (no levantamento anterior era de 6%) e os indecisos somam 20%. Portanto, 1/5 do eleitorado não cita nenhum dos candidatos.

 

Como na pesquisa anterior, foram testados mais três cenários de intenção de voto, considerando a disputa apenas entre dois dos possíveis candidatos ao governo do Estado mato-grossense. Em uma eventual disputa entre Silval Barbosa e Wilson Santos, os dois candidatos permanecem tecnicamente empatados, pois 37% dos eleitores votariam em Silval contra 35% que citam Wilson (em maio esses índices eram de 35% e 33%, respectivamente).

No cenário em que são testados os nomes de Silval Barbosa e Mauro Mendes, o quadro praticamente não apresenta mudanças em relação ao estudo anterior. O peemedebista permanece na liderança, tendo a preferência de 40% dos eleitores. Mauro Mendes recebe 24% das citações.

Na simulação entre Wilson Santos e Mauro Mendes, o prefeito licenciado de Cuiabá continua na frente, com 42% das citações, contra 25% das menções ao seu adversário (esses percentuais eram 38% e 24% na pesquisa de maio).

Nesses cenários, o percentual dos que declaram votar em branco ou nulo e dos indecisos varia entre 28% e 36%.

O IBOPE Inteligência também perguntou em quem os entrevistados votariam para governador espontaneamente, ou seja, sem a apresentação de nomes de candidatos. Nesta situação, Silval Barbosa e Wilson Santos também aparecem empatados (12% das intenções de voto cada). O índice de indecisos é ainda bastante significativo: 68% declaram ainda não saber em quem votarão nas próximas eleições para o cargo de governador.

Rejeição de voto

Na pergunta de rejeição, o nome de Sinval Barbosa continua sendo o menos rejeitado (apesar de ter oscilado dois pontos percentuais), atingindo 14% das menções. Os candidatos Mauro Mendes e Wilson Santos têm, ambos, um índice de rejeição de 19% (eram, respectivamente, 17% e 20% na pesquisa anterior).
Nesta pergunta, o IBOPE Inteligência deu aos entrevistados a opção de citar mais de um nome.

Intenção de voto para o Senado

Neste momento, o índice de eleitores que, espontaneamente, ainda não sabem em quem votar para as vagas ao Senado cresceu 19 pontos (foi de 54% para 73% das citações).

O crescimento do número de indecisos tem influência direta na variação negativa na intenção de voto dos principais candidatos. Blairo Maggi permanece na primeira posição, mas sua intenção de voto passa de 38% para 21% na atual pesquisa (queda de 17 pontos percentuais). Antero Paes de Barros continua na segunda posição, apesar da queda de sete pontos percentuais (hoje e le é 9%). Carlos Abicalil passa de 10% para 5% das intenções de voto, seguido de
Pedro Taques, que oscila de 4% para 3% no atual estudo.

Na pergunta estimulada, onde foram testadas apenas quatro possíveis candidaturas, o ex-governador Blairo Maggi lidera com ampla vantagem, com 74% das citações. Em segundo lugar aparece Antero Paes de Barros, com 40% das intenções de voto, seguido de Carlos Abicalil, com 28% das menções, e Pedro Taques, com 11%. Nas próximas eleições ao senado, o Mato Grosso elegerá dois candidatos.

Intenção de voto para presidente da República


O tucano José Serra e a petista Dilma Roussef aparecem tecnicamente empatados, com respectivamente 39% e 37% das intenções de voto, respectivamente. Em relação à rodada de maio, Dilma cresce cinco pontos percentuais, enquanto José Serra perde quatro pontos. A candidata do PV, Marina Silva, é lembrada por 9% dos eleitores (era citada por 11% em maio).

Administração do governador Silval Barbosa

A administração do governador que disputa a reeleição é considerada ótima ou boa por 46% dos eleitores (mesmo percentual da pesquisa de maio). Os que a avaliam negativamente - soma de ruim e péssimo - correspondem a 9% (contra 7% na pesquisa anterior). Além disso, 16% dos eleitores declaram não saber avaliar a atual administração.

A maneira como o governador Silval Barbosa administra o estado é aprovada por 64% dos eleitores contra apenas 12% que a desaprovam (em maio esses percentuais eram 60% e 10%, respectivamente). Cerca de 1/4 dos eleitores do Mato Grosso não tem opinião formada sobre a atual administração.

Ficha técnica da pesquisa (JOB Nº 0763-2 | 2010)

Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 13 de junho de 2010.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 812 eleitores.
Margem de erro: é de três pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%.
Solicitante: pesquisa contratada pela Televisão Centro América Ltda.
Registro eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso sob protocolo número 1602/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo número 14792/2010.

 

fonte ibope

para saber mais acesse

http://www.supersitegood.com/
 

Fonte: Paginadoe e FONTE CLICK MT