
A diretoria da Colônia Z-8, município de Santo Antônio de Leverger realizou na manhã desta quarta-feira (29), uma festa em homenagem ao Santo padroeiro dos pescadores, São Pedro.
Durante as festividades, teve procissão fluvial, missa em ação de graças aos pescadores, almoço e matinê.
O município que nasceu de um povoado, que abastecia a capitania mato-grossense no século 18, com produtos agrícolas, além do açúcar mascavo. Por ser uma terra banhado pelo rio Cuiabá, tinha também, a pesca como base de subsistência.
O senhor Tótinho de 80 anos, que é pescador e morador da comunidade de São José há mais de 40 anos, relembrou com emoção, os momentos das festanças que aconteciam na sua juventude.
"Naquela época, era fartura que nós tínhamos, quando faltava uma semana para o dia de São Pedro, todos os pescadores já deixavam reservado as cotas dos peixes para a festa, e assim, eram vários dias de festa em homenagem ao santo padroeiro dos pescadores", disse Tótinho.
A prefeita, Francieli Magalhães Vieira Pires parabenizou os pescadores pelo dia, e destacou que a gestão está envolvida em políticas públicas que defende os direitos deles.
“Sou filha de pescadores, tenho muito orgulho disso, e sei muito bem como é sobreviver a base da pesca, com isso, me sinto feliz em estar prestigiando essa festividade que homenageia esses profissionais da pesca”, afirmou Francieli.