
Era o ano de 1980, há 42 anos, o saudoso e importante líder político da comunidade de Varginha, João da Cruz recebia a noticia do seu então amigo e deputado estadual mato-grossense, governista, Ary Leite de Campos (PSD), que o governador, Frederico Campos (PSD), havia sancionado em 16 de junho daquele ano, um decreto que instalava uma nova divisão administrativa no município de Santo Antônio de Leverger, criando o Distrito de Varginha.
E para celebrar e comemorar a data, a Câmara Municipal realizou na manhã da última quinta-feira, (16 de junho), uma sessão solene na sede do distrito, distante 5 km da cidade de Leverger. A sessão foi requerida pelo vereador, Eric Cruz (PSB), neto de João da Cruz, filho dos ex-vereadores (Veraldo e Iracy Soares Cruz).
A frente da Mesa Diretora do Poder Legislativo Municipal, o vereador Rômulo Queiroz (PV), conduziu a sessão que além dos vereadores, contou com a presença da prefeita, Francieli Magalhães (PTB), o deputado estadual e filho de Leverger, Allan Kardec (PSB), secretários municipais, lideranças políticas, empresariais e ilustres representantes da sociedade civil organizada da comunidade e também da Baixada Cuiabana.
E para celebrar a data, os vereadores, Eric Cruz e Ney Macário (PDT), ambos, filhos de Varginha, homenagearam pessoas que contribuíram e continuam contribuindo para o progresso e desenvolvimento da comunidade. No total, dez pessoas foram agraciadas este ano, mas segundo informações do vereador, Eric Cruz, anualmente quando for realizada a sessão comemorativa, outros dez nomes com trabalhos reconhecidos pela comunidade, serão homenageados.
Em seu pronunciamento, que contou com muitos agradecimentos, e reconhecimento de inúmeras pessoas que tem trabalhado por Varginha, o vereador fez questão de lembrar do nome do deputado estadual Allan Kardec, que destinou recursos financeiros através de uma emenda parlamentar, para que seja construída uma torre repetidora de sinal de telefonia de celular para atender o distrito, com isso, colocando fim ao isolamento que muito moradores vivem, principalmente aqueles que não possuem internet via rádio em suas residências, o que é a grande maioria dos moradores.
Ao final da sessão, um tradicional grupo folclórico de Siriri da comunidade se apresentou, levando as autoridades a se empolgarem e “entrarem na dança”, entre elas, a prefeita, o deputado Allan, e vereadores.
Uma pequena feira de produtos da agricultura familiar com mesas de doces, bolos e outras guloseimas estavam sendo comercializados por moradores da comunidade. Houve também a participação de um grupo folclórico de Siriri da cidade de Leverger, e a apresentação de um grupo musical que animou as pessoas que permaneceram até o final da tarde da última quinta-feira.