
Instalada no trevo das rodovias BR-070/163/364 (Imigrantes) e a MT-040, que liga Cuiabá a Leverger, uma grande imagem de Santo Antônio, padroeiro do município mato-grossense, que nesta segunda-feira (13), está completando 122 anos de emancipação político-administrativa, passou por uma completa revitalização na semana das comemorações do aniversário do município, e tem como atual gestora, a prefeita Francieli Magalhães (2021-2024).
A imagem de quase 3 metros de altura foi construída por um escultor, residente da comunidade de Morrinho (Santo Antônio de Leverger), a pedido do então prefeito da época, professor Edu (2001-2004). Segundo o ex-prefeito, na data da inauguração dezenas de pessoas participaram da instalação da imagem, além de pronunciamentos das autoridades municipais, houve uma celebração religiosa no local.
Passado 20 anos da sua instalação no local, coube a atual prefeita do município mandar executar a revitalização da imagem do padroeiro.
O local onde está instalada a imagem é vista diariamente por milhares de condutores de veículos que passam pelo trevo em direção tanto para a região médio-norte e norte do país, como também para os que seguem em viagem para o sul do Brasil.
FESTA DO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER
Santo Antônio de Leverger comemora, nesta segunda-feira (13), 122 anos de emancipação. As celebrações tiveram início no domingo, com programação especial que se encerra nesta segunda-feira com show nacional de Cesar e Paulinho, além de desfile cívico e missa na igreja matriz da cidade.
A HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER
As origens de Santo Antônio de Leverger se ligam às de Cuiabá. A tradição popular guardou a história da imagem de Santo Antônio, ainda do tempo das cheias, quando subia o rio Cuiabá, na época das minas de ouro descobertas por Miguel Sutil. Uma expedição vencia as águas barrentas do rio. A imagem do santo chegou à cidade por mão de uns paulistas, que ficaram encalhados num banco de areia. Mesmo com a força do remo e da zinga, não conseguiram se soltar. Por sugestão de um deles, desembarcaram a imagem de Santo Antônio que transportavam e, assim, originou-se o nome da cidade, mas como Santo Antônio do Rio Abaixo, que mais tarde virou Santo Antônio, que acabou sendo alterado pelo decreto-lei estadual nº 545, de 31-12-1943 para Santo Antônio de Leverger.