
O deputado Professor Allan Kardec (PSB-MT) utilizou o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no domingo, para sensibilizar e chamar a atenção da opinião pública sobre a necessidade da preservação do Pantanal. O parlamentar é vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente Recursos Naturais e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa (ALMT).
Ele postou o clipe de um vídeo no seu Instagram da música inédita "O Pantanal é nossa vida", cuja composição tem sua co-autoria, junto com o multi-instrumentista, compositor e cantor Oliveira Filho. O intérprete da música é cantor Allan Maycon e o vídeo foi produzido pelo editor e documentarista Vicente Delgado, do portal Agronews. O deputado sempre defende o Pantanal e Santo Antônio de Leverger, parte da sua origem.
Somos testemunhas diárias dos casos da agressão ao meio ambiente, como acompanhei e fiscalizei como cidadão com a seca e destruição das Baías de Chacororé e Siá Mariana, em setembro de 2021. Ou do fogo no Pantanal em 2020 e 2021 que destruiu uma área imensa do bioma Patrimônio da Humanidade, matas, propriedades e matou animais", menciona.
Boa parte do clipe da música descreve exatamente essa devastação ocorrida no Pantanal naquele período, com animais que foram queimados.
Eco 92
O deputado Professor Allan já havia sensibilizado a opinião pública, autoridades e a população com a lembrança da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO-92), conhecida como a Cúpula da Terra, cujo aniversário de 30 anos foi comemorado na sexta-feira (3/6). A ECO-92 foi promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e contou com a presença de 180 chefes de Estado.
Ele lembrou que muitos dos desastres naturais e outros fenômenos climáticos atuais alertados naquela época por estudiosos e pesquisadores estão em andamento. E reforçou que "temas como economia sustentável, mundo menos consumista e modelos de desenvolvimento começaram a ficar mais populares e foram mais estudados por pesquisadores, iniciativa pública e privada e líderes".
Além de outros compromissos entre nações e líderes, como "planeta saudável, mudanças climáticas, combate à pobreza, biodiversidade, economia verde, crédito de carbono, energia limpa e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Agenda 2030 entraram como boas práticas para cidadãos, ambientalistas, pesquisadores, empresários e gestores públicos".