
Um grupo de 11 vereadores independentes e de oposição se uniram para tentar lançar uma chapa para concorrer ao comando da Câmara Municipal de Cuiabá. A casa é atualmente comandada por Juca do Guaraná (MDB).
A eleição está programada para ocorrer em agosto e a nova composição assumirá a Casa pelo biênio 2023-2024.
O grupo independente é formado pelos vereadores Marcus Brito Junior (PV), Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania), Pastor Jeferson (PSD), Eduardo Magalhães (Republicanos), Demilson Nogueira (PP) e Sargento Joelson (PSB).
Já a oposição tem como integrantes os vereadores Diego Guimarães (Republicanos), Dilemário Alencar (Podemos), Michelly Alencar (União), Edna Sampaio (PT) e tenente-coronel Marcos Paccola (Republicanos).

O acordo que temos é que representantes de oposição, base e independência estarão na mesa. Esse é o pré-acordo
“Há cerca de quatro meses que formamos o grupo independente e vimos que a Câmara tem que passar por nós também”, disse o vereador Marcus Brito, um dos lideres do bloco.
“Formamos um grupo grande e decidimos brigar pela Mesa. A gente quer pessoas que queiram lutar, estar junto e fazer com que a Câmara tenha uma visibilidade melhor, porque hoje a atuação da Câmara é ridícula”, acrescentou.
Ocorre que para viabilizar a candidatura, o grupo necessita ter maioria dos votos da Casa de Leis, composta por 25 parlamentares. Para isso, terão que convencer dois vereadores da base a se aliarem ao grupo.
Segundo Brito, isso não deve ser problema, já que a base do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) está rachada.
Além disso, ele citou que a presença de mais dois colocará os três grupos do legislativo na Mesa: base, oposição e independentes.
“Tem alguns que a turma fala que são os queridinhos do prefeito e outros que foram abandonados pelo meio do caminho. Mas procuramos quem quer comungar das mesmas intenções que a gente", afirmou.
O grupo ainda trabalha para definir quem ocupará os principais cargos da Mesa, que são a presidência e a primeira-secretária (ordenador de despesas).
A Mesa Diretora da Câmara compõe-se dos cargos de presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente, primeiro secretário e segundo-secretário.