
A prefeitura de Cuiabá sancionou o Projeto de Lei nº 5342/2021, que institui o nome de Luiz Cláudio da Silva Alves, mais conhecido como "Mensalão" (in memorian) ao complexo do tradicional Mercado do Porto em Cuiabá. De autoria do vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos), a Lei 6.792 foi divulgada na Gazeta Municipal do dia 1º de abril.
“O Mercado do Porto é um dos maiores pontos turísticos da nossa Capital e o sr. Luiz Cláudio, foi uma pessoa que fez muito pelo local, pelos permissionários da feira como um todo. Era um homem atuante, trabalhador, cheio de iniciativa, humano, respeitado e adorado por todos do mercado”, disse Luiz Fernando ao destacar o (Projeto Geladeira Solidária) como uma das louváveis ações de “Mensalão”.
O Geladeira Solidária era um projeto onde ele arrecadava alimentos nas bancas dos colegas da feira, para ajudar as pessoas menos favorecidas”, complementou.
Saiba um pouco da história do homenageado – falecido em novembro de 2020, Luiz Cláudio chegou ao Mercado do Porto no final do ano de 2005, contratado pela Secretaria Municipal de Agricultura – Projeto Aprender Fazendo. Sua função era ajudar a coordenadora do mercado em uma obra de reforma que acontecia na época. Porém a construção acabou, mas Luiz Cláudio foi convidado a continuar, pois com o seu jeito simples e humilde já havia conquistado todos da feira. Com o passar do tempo, foi se tornando uma pessoa cada vez mais de destaque no mercado. Quando o Projeto Aprender Fazendo, chegou ao fim, ele já estava trabalhando na organização do local, na função de gestão de manutenção e se destacando no cargo. Figura cativa do Mercado do Porto, o homenageado dedicou maior parte de sua vida e tempo ao local.