Profissionais ligados à execução do Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)/Programa Criança Feliz (PCF) em Mato Grosso estão participando, até esta sexta-feira (25), em Brasília, do Seminário “Construindo vidas melhores a partir da primeira infância: apoiando o PCF para acelerar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil” e do I Encontro Nacional de Coordenadores do PCF em 2022.
Um destes profissionais é a visitadora Laene Batista Silva que atua no município de Santo Antônio do Leverger. O município está entre as 10 cidades de Mato Grosso que participou do documentário, exibido nessa quarta-feira (23.03) durante o seminário.
O documentário foi produzido através de parcerias, entre Ministério da Cidadania, a Organização das Nações Unidas (ONU) por meio do Fundo Conjunto (Joint SDG Fund), trabalho feito no Brasil, com objetivo de fortalecer o Programa Criança Feliz, melhorando as condições de crianças brasileiras e suas famílias.
De acordo com a supervisora do Programa em Santo Antônio do Leverger, Thaysa Brandão, a participação no seminário, representa o reconhecimento dos trabalhos realizados pela Secretaria de Assistência Social em Leverger.
“O evento pretende apresentar os resultados das atividades realizadas, bem como lançar produtos em curso, que visam aprimorar a pauta da primeira infância em todo o território nacional” disse Thaysa.
A secretária de Assistência Social em Leverger, Patrícia Vieira destaca que foi fundamental a implantação do Programa no município.
O Programa Criança Feliz foi implementado em 2017, como estratégia de política pública voltada para a primeira infância, em resposta ao Marco Legal da Primeira Infância, desde então o município, vem aprimorando as ações no fortalecimento de vínculos das famílias, para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças”, afirmou Patrícia.
Trabalhando para levar melhorias em todo o município assim como aprimorar ações do programa social a prefeita, Francieli Magalhães Vieira Pires ressalta que a gestão expandiu as ações do Programa, com o objetivo de atender também as famílias que sobrevivem no campo.
A nossa gestão tem trabalhado no acolhimento das famílias levergense, em 2021, estendemos os atendimentos através da Secretaria de Assistência Social, nas comunidades rurais com propostas de estimular o desenvolvimento infantil”, concluiu Francieli.
O Seminário
O seminário é uma realização do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, em parceria com o Fundo Conjunto para os ODS (Joint SDG Fund), que é desenvolvido no Brasil por cinco agências da Organização das Nações Unidas – PNUD, Unesco, UNFPA, ONU Mulheres e Unicef – e apoia o Programa Criança Feliz como estratégia para a transformação do mundo até 2030, de modo a atingir os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU

