ASSISTA VÍDEO DO JULGAMENTO

TCE reprova contas de Valdirzinho e manda investigar ex-prefeito por não repassar recursos à Previdência

Redação: Baixada Cuiabana News | 15/03/2022 - 15:12
TCE reprova contas de Valdirzinho e manda investigar ex-prefeito por não repassar recursos à Previdência

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Waldir Júlio Teis, determinou a instauração de Tomada de Contas Ordinária contra o ex-prefeito de Santo Antônio de Leverger, Valdir Pereira de Castro Filho, para apurar irregularidades nos valores descontados dos servidores municipais e não recolhidos ao Fundo Municipal de Previdência Social.  

A decisão foi proferida nesta terça-feira (15.03) ao emitir parecer prévio contrário em relação às Contas Anuais de Governo da Prefeitura de Santo Antônio do Leverger exercício de 2020.  

Conforme o relator das Contas, conselheiro Waldir Júlio Teis, uma das irregularidades nas Contas de Governo foi a retenção de recursos dos servidores, descontados na folha de pagamento, e não repassados ao Regime Próprio de Previdência Social de Santo Antônio do Leverger.  

Segundo ele, no ano de 2020 não houve recolhimento do recurso previdenciário ao Fundo Municipal de Previdência, fato que já teria ocorrido em 2019. O relator chegou apontar que a atual prefeita  Francieli Magalhães, chegou a procurar o Tribunal de Contas para demonstrar a preocupação com o sistema previdenciário do município em decorrência do não recolhimento do recurso nos anos anteriores.  

Em decorrência disso, Waldir Júlio Teis votou pelo parecer prévio contrário às Contas Anuais de Governo da Prefeitura de Santo Antônio do Leverger com recomendação de instauração de Tomada de Contas para apurar o valor não recolhido à Previdência Municipal, e a responsabilidade do ex-prefeito Valdir Pereira de Castro na suposta ilicitude. 

Fonte: Redação