DECISÃO IRREVOGÁVEL

Prefeita de Santo Antônio reafirma decisão de não realizar festa de Carnaval no município

Redação: Baixada Cuiabana News | 05/01/2022 - 21:08
Prefeita de Santo Antônio reafirma decisão de não realizar festa de Carnaval no município

A prefeita de Santo Antônio de Leverger, Francieli Magalhães (PTB), reafirmou seu posicionamento em não realizar o Carnaval da cidade em 2022.  A informação partiu da própria prefeita em uma conversa com o jornalista, Adelson Pedroso, editor do Baixada Cuiabana News, na tarde desta terça-feira (04).

Segundo a prefeita, o decreto que ela já havia editado no inicia do mês de dezembro já trazia a decisão da não realização da festa de Réveillon e o Carnaval da cidade, apontado como a festa carnavalesca de rua mais famosa de todo Centro-Oeste do Brasil.

Nesta terça-feira, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá, e prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), fez o assunto voltar à tona, Pinheiro informou que irá pedir aos prefeitos do Consórcio que cancelem o Carnaval deste ano por causa dos riscos da pandemia e na nova gripe, a H3N2. 

Criado em dezembro de 2005, o Consórcio Vale do Rio Cuiabá é formado por Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste e Santo Antônio de Leverger. Juntos, esses municípios possuem mais de um milhão de habitantes.

Segundo Pinheiro, a medida é necessária porque a "pandemia não foi 100% derrubada ainda". A reunião entre os prefeitos ainda não tem data marcada, mas, a expectativa é que seja realizada ainda em janeiro. 

"Eu quero pedir esse apoio dos 13 municípios que compõem o consórcio para que possamos, respeitando a autonomia de cada município, tomar uma decisão em conjunto e evitar que esses eventos possam trazer aglomeração, multidões e acabar atingindo a região num período ainda em que a pandemia não está 100% derrubada ainda", argumentou o gestor.

O Carnaval de Leverger ainda é classificado como a melhor festa carnavalesca de rua do centro-oeste do Brasil

A prefeita de Santo Antônio de Leverger, Francieli Magalhães (PTB), cancelou a festa de Réveillon e Carnaval de 2022 na cidade em decorrência dos casos da nova variante ômicron registrado no Brasil. 

No Decreto 075/2021, publicado em 03 de dezembro, último, a gestora citou a possibilidade de uma terceira onda mundial da Covid-19 em decorrência da nova cepa já registrada no Brasil.                                           

O firme e reiterado comprometimento da Administração Pública com a preservação da saúde e bem estar de toda a população levergense, sem descurar da necessidade de exercício de trabalho de subsistência compatível com as medidas de segurança à saúde”, diz trecho.

Outro que se manifestou sobre a decisão da realização ou não das festa de Carnaval nos municípios da Baixada Cuiabana foi o governador, Mauro Mendes (DEM), durante um evento no Palácio Paiaguás, sede do governo mato-grossense, na tarde desta terça-feira (04), O governador garante que o Executivo Estadual não irá interferir na decisão das prefeituras municipais quanto ao tema. Para ele, essa é uma decisão que deverá ser tomada pelos prefeitos, conforme a realidade epidemiológica de cada cidade.

Apesar disso, ele garante que o Executivo Estadual irá emitir uma recomendação sobre o tema no final desse mês. "A decisão será dos prefeitos. Porém, no momento certo, com as informações técnicas da vigilância estadual de saúde, observado o cenário real, nós poderemos emitir algo a nível de orientação, mas a decisão será dos prefeitos municipais", enfatizou.

  

Fonte: Reportagem Local