AUDIÊNCIA PÚBLICA

Vereador tem requerimento aprovado e Câmara de Barão de Melgaço vai debater construção de usinas e PCHs no Rio Cuiabá

Pesquisadores explicam riscos de barragens no Rio Cuiabá, o rio mais importante para pesca e reprodução de peixes no Pantanal.

Redação: Baixadacuiabananews | 22/09/2021 - 14:10
 Vereador tem requerimento aprovado e Câmara de Barão de Melgaço vai debater construção de usinas e PCHs no Rio Cuiabá

 O vereador de Barão de Melgaço, Dudu Amorim (PSC), teve um requerimento de sua autoria, aprovado pelos demais colegas de parlamento, que visa debater em audiência pública, projetos de construção de usinas hidrelétricas e PCHs, na bacia hidrográfica do Rio Cuiabá.

A audiência está marcada para ocorrer no próximo dia 30 de setembro, e deve levar a Barão de Melgaço, representantes do Governo de Mato Grosso, Assembleia Legislativa, Câmara Federal, Câmara de Cuiabá, Santo Antônio de Leverger, prefeitura de Barão, além de representantes da sociedade civil organizada do município.  

A audiência pública para debater sobre a instalação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHS) na região hidrográfica do Paraguai demonstrou que a implementação de empreendimentos hidrelétricos na região da bacia vai impactar diretamente as populações locais, principalmente por ocasionar a diminuição dos peixes no rio que é o meio de sobrevivência das populações ribeirinhas.


O vereador Dudu Amorim, autor do pedido da audiência, afirmou que é preciso ouvir todos os afetados. “ Não somos contra o desenvolvimento, não somos contra o progresso, não somos contra a geração de energia elétrica, mas nosso estado já é um estado que produz muita energia elétrica, nós temos outras fontes como, por exemplo, a energia solar que pode ser muito bem utilizada e aí obviamente cabe ao poder público colocar na balança aquilo que é mais proveitoso, aquilo que é mais limpo, aquilo que traz realmente uma energia limpa para todo o ecossistema envolvido no Rio Cuiabá”, disse o vereador.

 

A Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá percorre uma área de 22.851 km², localizada integralmente no estado de Mato Grosso, na porção centro-sul. Nasce na depressão interplanáltica de Paranatinga, em Rosário Oeste, a, cerca de, 500 m de altitude. Seu curso é considerado até a cidade de Cuiabá, com 158 m de altitude (Chiaranda et al., 2016).

 

No último dia 10 de setembro, o vereador de Barão de Melgaço participou de uma audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Cuiabá, onde participou dos debates e teve uma participação elogiada pelos colegas cuiabanos e outros representantes de Câmaras da Baixada Cuiabana que participaram do debate.  

 

Fonte: Gabinete do Ver Dudu Amorim - Barão de Melgaço