
A prevenção e combate às queimadas no Pantanal, patrimônio natural da humanidade, contam com um reforço importante neste novo período de estiagem. A Águas Cuiabá, empresa da Iguá Saneamento, formalizou a entrega de caminhão-pipa ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) para atuação no município de Poconé (103 km de Cuiabá). O veículo ficará sob os cuidados dos Bombeiros, com cessão de uso pelo período de 60 dias.
Conforme levantamento oficial divulgado pelo Corpo de Bombeiros neste final de semana, o município de Poconé registrou 34 focos de calor no período de 1º de janeiro a 29 de julho. O volume é bem menor que o constatado no mesmo período do ano passado (782), porém, o cuidado permanente e atento com o meio ambiente segue sendo uma missão de todos, sobretudo com a intensificação do período de seca que marca o mês de agosto e meados de setembro.
Em 2020, as chamas consumiram em volume recorde a flora e a fauna da região e a estimativa é de que 30% do bioma tenha sido devastado, o equivalente a mais de 40 mil quilômetros quadrados. De acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), foram contabilizados 22.116 focos de incêndio no Pantanal. Até então, o pior ano no monitoramento (iniciado em 1998) havia sido o de 2005, com 12.536 focos.
Ao mesmo tempo em que é uma das maiores áreas alagadas contínuas doâ¯planeta, com 151.487 quilômetros quadrados, o Pantanal é também considerado o menor dos biomas brasileiros. Essa joia do meio ambiente tem, contudo, rica biodiversidade. São 3.500 espécies conhecidas de plantas, 463 de aves, 124 de mamíferos, 177 de répteis, 41 de anfíbios e 325 espécies de peixes de água doce, conforme dados do Ministério do Meio Ambiente. O município de Poconé é o portal do Pantanal mato-grossense, por onde se acessam diversas comunidades rurais, fazendas e pousadas espalhadas pela região.