URGENTE

Câmara de Cuiabá usa 22% do orçamento e paga R$ 1,1 milhão de mídia no mês de junho

Redação: Baixadacuiabananews | 14/07/2021 - 11:22
Câmara de Cuiabá usa 22% do orçamento e paga R$ 1,1 milhão de mídia no mês de junho

A Câmara Municipal de Cuiabá, sob a presidência do vereador Juca do Guaraná (MDB), desembolsou com publicidade e marketing, apenas em junho, mais de R$ 1,1 milhão, como informa o Portal da Transparência.

O valor ultrapassou 22% do orçamento global do Legislativo empenhado, liquidado e pago ao longo do mês passado. Se equipara, por exemplo, com a folha salarial de todos os funcionários concursados do Parlamento, que totaliza cerca de R$ 1,3 milhão.

Carimbada como a “Casa dos Horrores” por conta dos inúmeros escândalos num passo recente, a Câmara da Capital nunca como atualmente despejou tanto dinheiro público em publicidade institucional.

Custo de produção

Apesar da não especificação dos gastos com comunicação, percebe-se que boa parte das transferências bancárias, acima citadas, se refere a gastos com custo de produção, lives nas redes sociais, gravações das sessões legislativas e, por fim, mídia aos veículos de imprensa.

Para se ter ideia do quantitativo expressivo, mais de R$ 1,1 milhão, pago em propaganda pela secretária de Comunicação, Elizângela Tenório, apenas em junho, o valor se equipara ao orçamento global do mesmo mês, desembolsado pela Câmara Municipal de Várzea Grande.

Comparação

Na cidade vizinha, o presidente do Legislativo, Fábio Tardin, o Fabinho (DEM), empenhou e pagou em junho cerca de R$ 1,2 milhão. Neste cálculo está incluso a folha de pagamento, previdência, energia elétrica, locação do prédio que abriga o Legislativo várzea-grandense entre outras despesas.

Justiça

Para clarear os fatos, a TV Cuiabá e o portal ODOCUMENTO vão requerer na Justiça um detalhamento completo de toda movimentação financeira da Câmara da Capital a respeito, exclusivamente, de pagamentos liquidados pela secretaria de Comunicação da Casa.

Com a petição via judicial, pretende-se apurar, por exemplo, quanto o Legislativo cuiabano gastou com produção, mídias sociais, comissões e veiculação das peças publicitárias.

Outro lado

Procurados pela nossa equipe de reportagem, nem o presidente, Juca do Guaraná, e muito menos a secretária de Comunicação, Elizângela Tenório, foram localizados para comentar o assunto. O espaço segue aberto para qualquer manifestação.

 

 A Câmara Municipal de Cuiabá, sob a presidência do vereador Juca do Guaraná (MDB), desembolsou com publicidade e marketing, apenas em junho, mais de R$ 1,1 milhão, como informa o Portal da Transparência.

O valor ultrapassou 22% do orçamento global do Legislativo empenhado, liquidado e pago ao longo do mês passado. Se equipara, por exemplo, com a folha salarial de todos os funcionários concursados do Parlamento, que totaliza cerca de R$ 1,3 milhão.

Carimbada como a “Casa dos Horrores” por conta dos inúmeros escândalos num passo recente, a Câmara da Capital nunca como atualmente despejou tanto dinheiro público em publicidade institucional.

Custo de produção

Apesar da não especificação dos gastos com comunicação, percebe-se que boa parte das transferências bancárias, acima citadas, se refere a gastos com custo de produção, lives nas redes sociais, gravações das sessões legislativas e, por fim, mídia aos veículos de imprensa.

Para se ter ideia do quantitativo expressivo, mais de R$ 1,1 milhão, pago em propaganda pela secretária de Comunicação, Elizângela Tenório, apenas em junho, o valor se equipara ao orçamento global do mesmo mês, desembolsado pela Câmara Municipal de Várzea Grande.

Comparação

Na cidade vizinha, o presidente do Legislativo, Fábio Tardin, o Fabinho (DEM), empenhou e pagou em junho cerca de R$ 1,2 milhão. Neste cálculo está incluso a folha de pagamento, previdência, energia elétrica, locação do prédio que abriga o Legislativo várzea-grandense entre outras despesas.

Justiça

Para clarear os fatos, a TV Cuiabá e o portal ODOCUMENTO vão requerer na Justiça um detalhamento completo de toda movimentação financeira da Câmara da Capital a respeito, exclusivamente, de pagamentos liquidados pela secretaria de Comunicação da Casa.

Com a petição via judicial, pretende-se apurar, por exemplo, quanto o Legislativo cuiabano gastou com produção, mídias sociais, comissões e veiculação das peças publicitárias.

Outro lado

Procurados pela nossa equipe de reportagem, nem o presidente, Juca do Guaraná, e muito menos a secretária de Comunicação, Elizângela Tenório, foram localizados para comentar o assunto. O espaço segue aberto para qualquer manifestação.

 

De acordo com informações do Portal da Transparência, a Câmara de Cuiabá despejou em junho mais de R$ 1,1 milhão em gastos com publicidade, o que se equivale a 22% do orçamento global da Casa no mês passado

  

Fonte: odocumento