
O presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger, Rômulo Queiroz (PV), o vereador, Miguel dos Santos (PTB), a vice-prefeita Gisele Ribeiro (PDT), e o deputado estadual, Allan Kardec (PDT), se reuniram na tarde desta quarta-feira (28), com o Coordenador de Fiscalização de Fauna da secretaria estadual de Meio Ambiente, Major PM Jean Holz, para junto com representantes dos pescadores profissionais de Santo Antônio, discutirem sobre a Lei que proíbe a ceva fixa, após recente operação de fiscalização no Rio Cuiabá, entre Santo Antônio de Leverger e o município de Barão de Melgaço.
Numa operação realizada entre os dias 15 e 18 de abril, equipes de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) retiraram centenas de cevas fixas utilizadas para a prática de pesca no Rio Cuiabá.
Denúncias de violência e abuso de poder por algumas das equipes de fiscalização da Sema, chegaram até a Câmara Municipal de Santo Antônio, gerando pedidos de providências das autoridades santo-antonienses.
Diante da situação, o vereador Miguel dos Santos, solicitou junto ao deputado, Allan Kardec, uma reunião de emergência com representantes da Sema-MT, para tratar e discutir sobre as ações e os modos que os fiscais tem atuado no Rio Cuiabá.
Durante a reunião ocorrida na tarde desta quarta-feira, os vereadores bem como pescadores profissionais de Santo Antônio, discutiram com o coordenador de fiscalização sobre os diversos modos de entendimento que a Lei da ceva fixa, se apresenta para os pescadores e também para os fiscais, o que estaria gerando conflito de interesses entre as partes.
Após mais de 2 horas de reunião, o deputado Allan Kardec se comprometeu em apresentar as reinvindicações dos pescadores na Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, e no âmbito legislativo propor alterações na Lei da Ceva Fixa, sem prejuízo para o exercício da pesca.