
Conforme pacto firmado numa reunião ocorrida na última segunda-feira (12), as prefeituras de Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço, editaram um novo decreto em conjunto onde buscam prevenir e combater a disseminação do novo coronavírus em seus municípios.
Durante a reunião ocorrida no gabinete da prefeita de Santo Antônio de Leverger, Franciele Magalhães (PTB), a sua colega Margareth Gonçalves (PSDB), se comprometeu e pactuaram em editar um novo decreto, o que ocorreu na última terça-feira (13). A prefeitura de Santo Antônio publicou o seu novo decreto na noite desta quarta-feira (14).
Com as novas regras, fica decretado nos dois municípios, o estado de quarentena coletiva obrigatória na sexta-feira à partir das 20 horas, sábados, domingos e feriados, fica permitido o funcionamento apenas das atividades essenciais, farmácia, funerárias; postos de combustíveis; oficinas mecânicas e borracharias, ficando autorizado o funcionamento dos demais serviços apenas na modalidade delivery
Sob as novas medidas, supermercados, mercearias, restaurantes, não poderão atender seus clientes nos estabelecimentos de modo presencial, no sábado e domingo.

E para corroborar com a decisão das prefeitas, o governador Mauro Mendes (DEM) declarou situação de emergência no Estado de Mato Grosso por conta do avanço do coronavírus. A medida tem como objetivo auxiliar os 141 municípios a enfrentar a pandemia. Isso porque, com esse decreto, os municípios podem realizar ações de enfrentamento à Covid-19 com menos burocracia.
“A maioria dos municípios está com classificação de risco alta ou muito alta, com UTIs na capacidade máxima. Com o decreto, as prefeituras conseguem fazer aquisições e investimentos emergenciais com mais agilidade, tendo em vista a urgência em salvar vidas”, explicou o governador.
Leia no quadro abaixo a integra do decreto do município de Santo Antônio de Leverger.