ABSURDOS NA PANDEMIA - VEJA VIDEOS

Idosos fazem fila no sol por vacina em Cuiabá; drive-thru congestiona Miguel Sutil

Concentração de vacinação no Centro de Eventos do Pantanal é alvo de críticas

Redação: Noticias da Baixada | 31/03/2021 - 10:55
Idosos fazem fila no sol por vacina em Cuiabá; drive-thru congestiona Miguel Sutil

Em meio a críticas, elogios e até denúncias, a vacinação contra a Covid-19 avança em Cuiabá contemplando idosos a partir de 70 anos, faixa etária que passa a receber o imunizante nesta quarta-feira (31) no Centro de Eventos do Pantanal, único ponto de vacinação instalado na Capital até o momento.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, estão sendo liberadas 1,5 mil vagas para primeira dose de idosos entre 75 a 79 anos e 1,5 mil vagas para a segunda dose dos idosos acima de 80 anos de idade nesta terça e quarta-feira (30 e 31 de março).

No quesito críticas e denúncias, um vídeo gravado na parte externa do Centro de Eventos, mostra dezenas de idosos numa fila, ao lado de veículos que chegam levando mais pessoas para receberem o imunizante. Pelas imagens, fica nítido que estão sob um sol forte aguardando o momento de adentrarem nas dependências do espaço onde são aplicadas as doses da vacina contra a Covid. A movimentação de veículos também é grande no local.

Nesse contexto, o vereador Dilemário Alencar (Podemos) aproveitou a situação para disparar críticas e um texto no qual classifica como um "absurdo" a exposição de idosos ao sol quente enquanto aguardam a vez de receberem o imunizante.

Olha o absurdo que está ocorrendo agora de manhão na vacinação da Covid-19 no Centro de Eventos do Pantanal. Até quando o prefeito vai continuar fazendo essa maldade com os nossos idosos. Ontem a tarde fiscalizei essa situação, onde gravei vídeo denunciando idosos aglomerados em longa fila debaixo de sol escaldante. Mas o prefeito não está nem aí com essa situação", dispara o vereador de oposição no Legislativo Cuiabano.

Ainda na mensagem enviada em grupos de WhatsApp para jornalistas, políticos e a população em geral, o vereador continua acusando o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) de ser o responável por submeter os idosos a situação desnecessária, pois em seu entendimento, é preciso abrir novos postos de vacinação. "É um absurdo manter só um posto de vacinação pagando um aluguel mensal de R$ 173 mil para ocorrer esse tipo de situação. Basta! O prefeito tem que descentralizar urgentemente a vacinação criando novos postos para atender a população. Fazendo uma comparação: enquanto Cuiabá tem um posto de vacina, Campo Grande tem 61. É um absurdo o prefeito ficar de costas para a pandemia do coronavírus que tem levado sofrimento e morte a nossa população", diz o vereador.

Também na manhã desta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá informou que iniciou no polo de vacinação do Centro de Eventos do Pantanal, o sistema drive-thru para vacinação da segunda dose dos idosos acima de 80 anos. A ideia é "acelerar o processo".

Ocorre, que essa medida gerou um grande congestionamento no local com uma longa fila de veículos que já se estende até a Avenida Miguel Sutil, complicando o trânsito na região. Parte da avenida e da rotatória que dá acesso ao Centro de Eventos ficou "travada".

OUTRO LADO

Conforme explicações da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, a decisão de concentrar a vacinação em apenas um local se deve às quantidades de vacinas recebidas, que até o momento, são consideradas poucas para descentralizar.

Conforme a Secretaria de Saúde, a estrutura da vacinação é bem grande e demanda pessoal, estrutura física, câmara fria e segurança. Dessa forma, pondera que abrir mais estruturas como essa com poucas doses, gera um risco de acabar as doses e esses locais ficarem ociosos. "No Plano Municipal de Imunização está previsto a abertura de mais 3 polos de vacinação, um em cada regional, mas isso está atrelado ao recebimento de um número expressivo de doses", observou a assessoria ao sanar essa dúvida num grupo de jornalistas. 

Fonte: folhamax